Mobilização online pede IPI zero para bicicletas no Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/03/2014 às 11:41

Foto: AFP. Foto: AFP.

A popularização do uso da bicicleta está hoje no centro das discussões sobre mobilidade urbana. O problema é que o Brasil tem hoje uma das bikes mais caras do mundo, ao mesmo tempo em que possui diversas facilidades para a compra de automóveis - vilão do debate sobre trânsito nas grandes cidades. Por isso uma petição online pede ao governo um IPI Zero para bicicleta.

Essa demanda por parte da indústria é antiga, mas agora ganha apoio através de uma mobilização de usuários. A rede "Bicicleta para todos" planeja entregar em Brasília um documento abaixo-assinado por 50 mil assinaturas. Eles já tem audiências marcadas com 4 deputados, 2 senadores e o Ministério da Cidades.

Postada na plataforma Change.org, a petição já te mais de 35 mil assinaturas. Com o IPI Zero, o custo das bicicletas teria uma grande diminuição, acreditam os fabricantes. Segundo o IBGE, 40% daqueles que se utilizam da bicicleta como meio de transporte no Brasil têm renda familiar de até R$ 1.200. "São estes os brasileiros mais afetados pela alta tributação, que tolhe o acesso a um produto de mais qualidade e com valores mais justos, favorecendo a migração para outros meios de transporte, especialmente os motorizado", diz o texto da petição.

Estudos da Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicletas, Peças e Acessórios (Abradibi) indicam que zerando o IPI para bicicletas, que hoje é de 10%, o Brasil teria um aumento de 11,3% nas vendas de bicicletas.

Hoje o Brasil é o 3º maior produtor de bicicletas no mundo, perdendo apenas para a China e para a Índia. É o 5º maior consumidor de bicicletas no mundo, representando uma fatia de 4,4% do mercado internacional. No entanto, quando observamos o consumo per capita de bicicletas, caímos para a 22ª colocação, o que significa um mercado emergente e um potencial de crescimento enorme.