Porto Digital busca novos empreendimentos em TI e economia criativa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/03/2014 às 17:23

Não há um número de vagas definido. (Foto: Edgar Melo/JC Imagem). Não há um número de vagas definido. (Foto: Edgar Melo/JC Imagem).

O Porto Digital recebe até o próximo dia 13 de abril inscrições para o processo seletivo de suas duas incubadoras, a Cais do Porto, voltada para tecnologia da informação, e a Porto Mídia, de economia criativa. Podem se inscrever empresas ou empreendedores com alguma ideia pré-concebida. Veja o edital.

Não há limite de vagas estabelecido. "Hoje temos capacidade para receber entre 20 e 25 empreendimentos. Não queremos limitar um número de vagas. O importante agora é encontrar boas ideias entre os inscritos", disse ao NE10 o Coordenador de Incubação do Porto, Marcos Oliveira. Os selecionados terão à disposição uma infra-estrutura básica como internet, telefone, espaço físico para reuniões, além de mentoria, capacitação, cursos e ajuda na participação de eventos.

Não há investimento financeiro direto. "Fazer parte do Porto Digital abre uma série de portas. Dá às empresas alguns pontos na hora de sair ao mercado ou buscar investimento", diz Oliveira. "Além disso, incentivamos as startups a fazerem parcerias entre si, buscarem trabalhar em conjunto."

O novo Porto Mídia (Foto: Divulgação). O novo Porto Mídia (Foto: Divulgação).

O processo de incubação dura 14 meses, sendo que os três projetos aprovados passarão, inicialmente, por uma fase de pré-incubação, com duração de quatro meses. Nesta etapa, os selecionados receberão infraestrutura básica, capacitação e mentoria para a modelagem do negócio.

Desde 2010, quando abriu sua incubadora de empresas, o Porto Digital já recebeu 25 startups. Dessas, 10 se graduaram, ou seja, foram lançadas ao mercado. Já no Porto Mídia, a primeira turma conta com seis empreendimentos atualmente instalados.

As duas incubadoras divulgarão os selecionados em maio.

Vem aí a aceleradora

Além das duas incubadoras, o Porto Digital ainda prepara para este ano um edital da Jump Brasil, a primeira aceleradora de empresas do polo. A previsão é que a seleção tenha início ainda em março.

A aceleradora, ao contrário de uma incubadora, busca empresas com um produto já definido. Em geral, são empreendimentos que já existem, mas que precisam de algum apoio, seja financeiro ou de alguma outra natureza.

No caso da aceleradora, o Porto Digital entra com um aporte financeiro, que deverá girar em torno dos R$ 25 mil. Em contrapartida, o polo entra como sócio minoritário no negócio.

Conheça mais detalhes do Porto Mídia

portomidia_info