Água em Marte: GIF mostra o que pode ser água corrente na superfície do planeta

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/02/2014 às 11:57

O desejo de encontrar vida em Marte sempre foi combustível dos cientistas para explorar e pesquisar o planeta. E a busca por água parece ser o caminho escolhido para essa descoberta, quase como um mantra: "encontre água". Agora, novas imagens parecem indicar que existe mesmo um fluxo do líquido por lá.

Ao menos é isso que acreditam cientistas do instituto Georgia Tech, nos EUA. Eles analisaram imagens da Mars Reconnaissance Orbiter, que mostra o que parece ser um fluxo de água perto da cratera Newton. As linhas escuras no gif acima seria uma espécie de H20.

Como a temperatura em Marte é muito baixa para que a água fique em estado líquido, cientistas acreditam que esse H20 alien deve conter algum outro elemento anti-congelante. Um comunicado da Nasa disse que esse líquido também pode ter algo parecido com sulfato de ferro em seu composto.

As imagens empolgam cientistas e público, mas ainda não trazem nada conclusivo sobre o fato de existir ou não água (como a conhecemos) corrente em Marte. Ou se essa água alien, feita de um composto ainda desconhecido, pode abrigar vida. [Via TheAtlantic, com Nasa]