Celular Blackphone promete driblar a espionagem da NSA

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/01/2014 às 16:23

Smartphone ainda é um mistério, mas promete algo que ninguém ainda conseguiu (Foto: Divulgação) Smartphone ainda é um mistério, mas promete algo que ninguém ainda conseguiu (Foto: Divulgação)

Começam a surgir as primeiras respostas às denúncias de espionagem da NSA. A empresa Silent Circle, em parceria com a startup espanhola Geeksphone, anunciou o desenvolvimento do Blackphone, o primeiro smartphone feito para evitar a espionagem da agência norte-americana.

O aparelho usa uma versão modificada do Android, batizada de PrivatOS. Com isso, será possível receber e fazer ligações, enviar mensagens de texto, transferir arquivos e realizar videoconferências, tudo de forma anônima.

A tecnologia empregada no telefone será divulgada na Mobile World Congress, que acontece em fevereiro em Barcelona. No dia 24 do mesmo mês será divulgado a pré-venda. Segundo os criadores, o celular será capaz de fazer tudo o que os outros celulares de última geração oferecem, com a vantagem de garantir a privacidade do usuário.

O preço ainda não foi divulgado. Saiba mais sobre o aparelho no site oficial.

[vimeo 84167384 600 450]