Microsoft vai encerrar Windows XP após 13 anos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/01/2014 às 14:53

Sistema é o segundo mais usado no mundo (Foto: Reprodução) Sistema é o segundo mais usado no mundo (Foto: Reprodução via Edudemic)

A Microsoft anunciou que não dará mais suporte ao Windows XP a partir do dia 8 de abril. O sistema operacional foi lançado há 13 anos atrás e segundo a empresa não se adequa mais às necessidades do mercado. O Office 2003 também será descontinuado.

Na prática, a Microsoft não lançará novos drivers nem fará correções de segurança para o Windows XP. O mais curioso é que o sistema é o segundo mais usado no mundo, mesmo sendo tão antigo.

A medida faz parte de uma estratégia da Microsoft em forçar seus usuários a migrarem para sistemas mais modernos como o Windows 7 e o mais novo, o Windows 8.

O problema é que máquinas que tinha originalmente o Windows XP como padrão estão com o hardware bastante defasado para receber o Windows 7 ou 8. O ideal, acredita a empresa, é comprar um novo computador, com processador de no mínimo 1 GHz e 2GB de memória. Também é necessário 20GB de espaço livre em disco.