Nasa lança sonda para estudar atmosfera marciana

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/11/2013 às 16:49

Foto: AFP Foto: AFP

A Nasa lançou nesta segunda-feira (18/11) sua sonda não tripulada MAVEN rumo a Marte para estudar a atmosfera do planeta vermelho em busca de pistas de porque o vizinho da Terra perdeu calor e água com o passar do tempo.

O foguete branco Atlas V 401 levando a sonda Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN (MAVEN) foi lançado conforme o previsto às 13h28 locais (16h28 de Brasília). "Tudo parece estar indo bem", informou o centro de controle da Nasa.

O lançamento perfeito da espaçonave de US$ 671 milhões deu a largada para uma missão de dez meses rumo ao planeta vermelho. A chegada a Marte está prevista para setembro de 2014 e a missão científica da sonda deve começar dois meses depois.

A sonda é diferente das missões anteriores da Nasa porque não se concentra na superfície seca do planeta, mas nos mistérios da atmosfera superior, nunca estudada antes.

Grande parte da missão de um ano da sonda MAVEN se concentrará na órbita do planeta a uma altitude de 6.000 quilômetros de sua superfície. No entanto, a nave executará mergulhos até 125 km acima da paisagem marciana para obter leituras da atmosfera em vários níveis.

Os cientistas descreveram a missão como uma busca pela peça de um quebra-cabeça sobre o que aconteceu com a atmosfera marciana, talvez bilhões de anos atrás, que transformou o vizinho da Terra de um planeta com água, que pode ter permitido abrigar vida, em um deserto seco e estéril. [Da AFP]