Entrada do Twitter na bolsa é aguardada ansiosamente

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/11/2013 às 14:57

Foto: AFP Foto: AFP

Wall Street aguarda ansiosamente a iminente entrada do Twitter na bolsa, a mais antecipada no mercado de ações desde o Facebook, que será uma enorme prova para as redes sociais e o setor tecnológico. Não foi fixada uma data oficial, mas o Twitter deve entrar na bolsa na quarta-feira para iniciar as negociações na quinta-feira, segundo alguns especialistas.

A companhia operará sob o símbolo "TWTR" no NYSE (New York Stock Exchange), evitando o Nasdaq, utilizado por grande número de companhias tecnológicas. Há uma expectativa considerável pela oferta pública inicial de ações (IPO) porque o Twitter "é um produto único que ninguém pode duplicar", disse Michael Pachter, chefe de pesquisa patrimonial da Wedbush Securities.

Pachter e seus colegas disseram em um relatório que esperam uma elevada demanda. "Acreditamos que, provavelmente, o mercado gerará apetite por mais de 1 bilhão em ações", informaram. "As simples regras da oferta e da demanda de ações sugerem que, limitando a oferta de ações em seu IPO, o Twitter não poderá satisfazer a demanda", acrescentaram.

O Twitter parece ter aprendido a lição do desastre do Facebook em maio de 2012, marcado por problemas técnicos na operação, acusações sobre informações secretas e uma queda do valor das ações meses depois de sua IPO.

"A situação do Facebook no ano passado foi uma tormenta no superaquecido mercado privado, uma oferta completa de cotação, uma enorme quantidade de ações postas no mercado, tudo misturado com uma histórica falha técnica", disse Lou Kerner, fundador do Social Internet Fund. "É pouco provável que essa confluência de acontecimentos volte a ocorrer", informou.

Segundo sua última atualização, o Twitter buscará até 1,6 bilhão - um décimo do valor da IPO do Facebook - oferecendo 70 milhões de ações com preço entre 17 a 20 dólares.

Essa é porção uma relativamente pequena do capital do Twitter e implica um valor de mercado de entre 9,3 bilhões e 11,1 bilhões de dólares, uma cifra conservadora comparada com algumas das operações do Twitter no mercado privado até agora.

Os analistas afirmam que o Twitter, diferente do Facebook, não inundará o mercado, e isso, junto com uma demanda que excede a oferta, fará com que o preço aumente.

É possível que os primeiros investidores em ações do Twitter não obtenham no começo um valor máximo, mas podem se beneficiar com o tempo, de um aumento do preço das ações. [Da AFP]