Google Glass e outras nova tecnologias são incorporadas ao mundo da moda

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/10/2013 às 13:58

Foto: AFP A ideia do Google é mostrar que o Glass não é estranho a nenhum ambiente (Fotos: AFP)

Modelos usando óculos Google Glass, relógios Pebble e as últimas inovações em dispositivos eletrônicos desfilaram em San

Francisco, Califórnia, no encerramento da primeira Conferência Glaze sobre informática para usar, que une a tecnologia da internet e o mundo da moda.

LEIA MAIS

Cirurgião usa Google Glass na sala de operação

A passarela Digital Fall Fashion Show celebrou nesta semana a moda, a arte e a tecnologia após a Conferência Glaze, criada pelos laboratórios Stained Glass Labs, com a finalidade de impulsionar as empresas emergentes que desenvolvem plataformas informáticas usáveis.

"Parece que a tecnologia pela tecnologia em si mesma está morta", disse Eliane Fiolet, co-fundadora do popular site de notícias tecnológicas Ubergizmo.com e organizadora do desfile. "As pessoas querem tecnologia que funcione bem e que caia muito bem", acrescentou. Cada vez mais as empresas buscam unir o desejo dos consumidores de aparelhos eletrônicos sofisticados com a possibilidade de expressar estilos pessoais, emendou.

A empresa Jawbone permite às pessoas personalizar as cores de seus alto-falantes sem fio Jambox, que se sincronizam com smartphones, tablets e computadores portáteis.

A Nike oferece às pessoas que visitam seu site a possibilidade de desenhar seu próprio calçado esportivo e combina alguma peça de ginástica com os dispositivos portáteis que controlam as metas de atividade física do usuário. "Haverá mais e mais integração entre a moda e a tecnologia", previu Fiolet. "Estamos apenas no começo", emendou.

Segundo ela, o site de buscas Google conseguiu uma fórmula de sucesso com seus óculos Google Glass conectados à internet, que se tornaram uma tendência de moda no Vale do Silício e em San Francisco, no norte da Califórnia.

"Estamos na etapa seguinte da evolução humana", disse o organizador da Conferência Glaze Redg Snodgrass, co-fundador da Stained Glass Labs, empreendimento dedicado a acelerar a indústria da computação portátil.

glass2

"A tecnologia é fascinante e sexy"

"Os empresários não são mais nerds que vivem trancados", disse Snodgrass, quando o desfile estava a ponto de começar em um clube não muito longe da sede do Twitter em San Francisco. "Estão ampliando os limites. Tudo o que é tecnologicamente fascinante é sexy e a moda está ligada nisso".

A aptidão física foi um tema importante para o desenvolvimento precoce de dispositivos informáticos portáteis usáveis, como as pulseiras UP e Fitbit, que fornecem informações sobre as metas de sono e exercícios do usuário. Para Snodgrass, o que vem agora neste âmbito são os filmes e os jogos.

A Conferência Glaze, realizada na segunda-feira após um fim de semana de discussões e do desenvolvimento de novos aplicativos, reuniu empresários, investidores e designers para explorar formas de implementar diferentes ideias e ganhar dinheiro no mundo da informática portátil. Surgiram "algumas coisas grandes", disse Snodgrass. [Da AFP]