Sistema de aluguéis de bicicletas Bike PE e Porto Leve são integrados no Grande Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/09/2013 às 16:10

Estação em Olinda inaugurada mês passado. Jaboatão também terá bicicletas (Foto: Guga Matos/JC Imagem) Estação em Olinda inaugurada mês passado. Jaboatão também terá bicicletas (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Desde esse último final de semana, os sistemas de aluguel de bicicletas, Bike PE e Porto Leve, estão integrados. Agora usuários podem alugar e devolver bikes em qualquer uma das 36 estações em Recife, Olinda e Jaboatão. E os usuários do Porto Leve poderão usar o cartão VEM (Vale Eletrônico Metropolitano).

A iniciativa da Secretaria das Cidades do Estado possibilitou que o sistema fosse integrado. Tanto o Bike PE quanto o Porto Leve são geridos pela Samba, empresa de mobilidade da pernambucana Serttel. Mesmo sem ser oficial, já era possível devolver bikes em um serviço diferente, mas não alugar.

Agora, as dez estações do Porto Leve terão um leitor de cartão VEM. Quem não tem cartão também pode alugar bikes em qualquer estação. Para usar, basta realizar um cadastro pelo site. Custa R$ 10 por ano para usuários do VEM ou R$ 10 por mês para os demais. Mais informações no telefone (81) 40629725.

A bicicleta pode ser usada durante 30 minutos. Depois disso, é necessário entregar a bike em uma estação e aguardar 15 minutos para usar novamente. Nos finais de semana o tempo de utilização é de 1 hora. Até o final de setembro, a secretaria promete chegar a 70 estações, com presença nos bairros da Zona Norte e Boa Viagem, na Zona Sul.