Desastre do Photoshop com Preta Gil e o velho debate sobre o exagero da manipulação

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/08/2013 às 19:02

Preta Gil entrou na lista dos maiores desastres na manipulação de imagens: C&A acha que não exagerou (Divulgação) Preta Gil entrou na lista dos maiores desastres na manipulação de imagens: C&A acha que não exagerou (Divulgação)

Preta Gil dominou as redes sociais nessa quarta (14) por causa da campanha que fez para a C&A. A cantora e atriz teve a imagem tão manipulada no Photoshop que acabou gerando uma repercussão negativa para a marca de roupas. O post foi feito no Facebook para promover uma campanha especial e já teve mais de 5 mil compartilhamentos.

Na imagem, os ombros de Preta Gil aparecem deformados, criando um imenso trapézio desproporcional na cantora. Depois dos diversos negativos, a C&A divulgou uma nota dizendo que não houve exagero no uso do Photoshop. "Esclarecemos que a foto em questão explora um ângulo que causa a impressão de uso excessivo de recursos de edição de imagem, o que não foi feito. Admiramos a Preta Gil, que pelo segundo ano estrela nossa campanha da linha Special for you, e lamentamos a repercussão negativa dessa foto", disse a empresa em nota enviada ao UOL.

Preta versão Ecce Homo (Reprodução/NãoSalvo) Preta versão Ecce Homo (Reprodução/NãoSalvo)

Mas o estrago estava feito. Aproveitando a repercussão negativa, o blog NãoSalvo fez um concurso onde pediu para usuários mandarem montagens com Preta. O resultado foram imagens que misturavam a cantora com Blanka do Street Fighter e até a restauração mal feita de Ecce Hommo. Veja o post completo (via YouPix). Não é a primeira vez que o universo da moda exagera no uso do Photoshop.

Preta versão trapézio radical (Reprodução/NãoSalvo) Preta versão trapézio radical (Reprodução/NãoSalvo)

Essa indústria vem sendo atacada pelo uso do Photoshop para tornar as pessoas mais magras ou clarear o tom de pele. O resultado, muitas vezes, é um desastre. Um dos casos mais famosos aconteceu com a marca Ralph Lauren, que "afinou" tanto a modelo que a deixou com uma aparência quase alienígena. Este post do Brainstorm9 discute sobre a "ética no uso do Photoshop". Ele cita como um exemplo oposto o caso da Dove, que vem abrindo o debate sobre a tal da "beleza real" e o uso exagerado de manipulação digital.

A indústria da moda é campeã no exagero, como emagrecer modelos ao extremo (Reprodução/Photoshop Disasters) A indústria da moda é campeã no exagero, como emagrecer modelos ao extremo (Reprodução/Photoshop Disasters)

Por fim, existe um blog todo dedicado a colecionar desastres desse tipo pelo mundo, o Photoshop Disasters. Já o Lista10 elencou um "melhores momentos" do uso errado do programa.

É comum o uso do exagero no Preconceito: Photoshop para dar uma "clareada" em peles negras (Reprodução/Brainstorm9)Preconceito: É comum o uso do exagero no Photoshop para dar uma "clareada" em peles negras (Reprodução/Brainstorm9)