Governo diz que TV paga chegará a 40 milhões de domicílios

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/08/2013 às 9:17
Foto: Reprodução via Rd1
Foto: Reprodução via Rd1 FOTO: Foto: Reprodução via Rd1

Para Anatel, conteúdo nacional também vai crescer (Foto: Reprodução via Rd1) Para Anatel, conteúdo nacional também vai crescer (Foto: Reprodução via Rd1)

A TV paga no Brasil cresce em número de usuários há cerca de dois anos e conta hoje com 17 milhões de domicílios. Mas o Governo acredita que essa base possa chegar a 40 milhões em três ou quatro anos, segundo informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Apesar do crescimento, o setor registra desaceleração. O ritmo era de 30% ao ano, mas em 2013 caiu para 12% ao ano.

"De certa forma, ficamos mal acostumados com o ritmo de crescimento que o setor experimentava", afirmou o ministro durante a associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Além do crescimento do número de assinantes, a produção audiovisual vem ganhando representatividade. O presidente da Ancine, Manoel Rangel, destacou que, após um ano da regulamentação da nova lei do conteúdo nacional nas grandes de TV paga, a produção brasileira praticamente dobrou nos canais de televisão por assinatura.

Segundo Rangel, o crescimento da base também irá puxar a produção de conteúdo. "A competição intensa vai trazer mais programadores e conteúdo nacional", afirmou. [Com informações da Agência Estado]