Maior, TEDxRecife acontece em dezembro e vai discutir mudanças na cidade

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/08/2013 às 15:21

Evento será bem maior que a edição anterior no Recife (Divulgação) Evento será bem maior que a edição anterior no Recife (Divulgação)

A capital pernambucana recebe mais uma edição do TEDxRecife, evento TED organizado de forma independente sem fins lucrativos. Com o tema de "Rompendo Ideais com Ideias", acontecerá em dezembro deste ano. Serão ao todo 12 pensadores nas mais diversas áreas, como artes, tecnologia, ciência e empreendedorismo.

O novo TED irá discutir as mudanças pelas quais passa a capital pernambucana nos últimos anos e o que pode ser feito para melhorar a vida de todos. Os debates também irão propor mudanças para o planejamento urbano. As inscrições serão abertas em breve pelo site.

O organizador da edição recifense é Alfredo Junior, empreendedor ligado ao The Hub-Recife, rede internacional de coworking que chegou ao Recife no mês passado. Segundo ele, o TEDxRecife é uma edição maior que a anterior, TEDxRecifeAntigo. "Conseguimos uma licença maior desta vez com a organização".

A TED é uma fundação sem fins lucrativos com sede nos EUA e que realiza conferências em todo o mundo. A proposta é disseminar ideias através de apresentações curtas. Nos últimos anos, muitos vídeos se tornaram virais e transformaram as palestras em algo pop. Nomes como o político norte-americano Al Gore, Richard Dawkins e diversos vencedores de Nobel já se apresentaram no TED.

A fundação incentiva a realização de "franquias", eventos independentes com a marca TED mas organizado por produtores de várias partes do mundo. Chamados de TEDx, já aconteceram no Brasil em cidades como Manaus, São Paulo e Recife. O TED Global acontecerá no Rio de Janeiro pela primeira vez em 2014.