MTV irá para TV paga em outubro sob o comando da americana Viacom

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/07/2013 às 9:45

Emissora estava desde 1990 aos cuidados da Abril (Foto: Divulgação) Emissora estava desde 1990 aos cuidados da Abril (Foto: Divulgação)

O imbróglio MTV no Brasil parece ter enfim chegado a uma definição. A emissora será transferida para TV paga no próximo mês de outubro. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo nesta segunda (29). A detentora da marca, a americana Viacom, recuperou os direitos que estavam em posse da Abril Radiodifusão desde 1990.

A MTV Brasil está atualmente em sinal aberto e também faz parte da programação de diversas TVs por assinatura como NET e Claro TV. Boatos no mercado diziam que a americana Viacom retomaria a marca para lançamento de um canal na TV paga. Quem assiste atualmente o canal percebe que diversos programas foram cancelados ou estão em clima de despedida. Também segundo a Folha, cerca de 70 pessoas já foram demitidas.

Segundo Sofia Ioannou, diretora geral da Viacom International Media Networks Américas, a nova MTV no Brasil seguirá com a música no DNA da programação, mas não será focada em videoclipes. Assim como já acontece com outro marca do grupo, o VH1, a programação será baseada em reality shows e sitcoms. Segundo Sofia, a expectativa é produzir 350 horas de conteúdo original brasileiro por ano. As atrações internacionais serão dubladas em português.

A MTV Brasil foi importante para a TV brasileira pois inovou no modo de fazer televisão, mais voltada para jovens. Tinha uma linguagem mais ousada e costumava experimentar em diversos formatos. Nos últimos anos serviu de celeiro para revelar nomes de sucesso que foram aproveitado por outros canais, como Daniela Cicarelli, Marcelo Adnet, Tatá Werneck, além dos mais antigos, Sabrina Parlatore, Marina Person, entre outros. Com a popularização da internet no Brasil passou a repensar sua programação apostando em mais conteúdo de comédia e menos videoclipes.

Ainda não foi confirmado, mas fontes dizem que a Abril usará o espaço da MTV para estrear um novo canal.