Dale Stephens: Aprendizagem é importante, mas devemos mudar o modo de aprender

Agence France-Presse
Agence France-Presse
Publicado em 20/07/2013 às 18:17

O norte-americano Dale Stephens trouxe à Campus Party Recife a visão do Uncollege, projeto que defende a "não universidade" O norte-americano Dale Stephens trouxe à Campus Party Recife a visão do Uncollege, projeto que defende a "não universidade"

No último dia de atividades da Campus Party Recife, o norte-americano Dale Stephens apareceu como um dos destaques do palco principal. Sua palestra trouxe a origem e desenvolvimento do projeto Uncollege, que defende que o aprendizado deve acontecer de forma independente, sem se render ao método tradicional das universidades.

LEIA MAIS

Negócios sociais aparecem como tendência no setor de inovação

Setor de robótica cresce no Recife impulsionado por estudantes

Startups nordestinas ganham destaque na Campus Party

É preciso hackear a cidade, diz pai do Open Source

Idealizado pelo jovem quando ainda tinha 19 anos, o Uncollege foi fruto de um projeto ainda mais antigo. "Quando eu tinha 12 anos, falei para meus pais que queria ter uma conversa séria. Disse a eles que não iria mais à escola. Eles não ficaram muito animados, por acreditarem no valor da educação formal. Mas acreditaram em mim o suficiente para permitirem que eu tomasse as minhas próprias decisões", lembra Stephens.

Para ele, deixar a escola provocou a primeira sensação de que era possível aprender a qualquer momento. O método adotado para se educar passou a ser o Unschooling, através do qual a própria pessoa se educa, diferentemente do método do Homeschooling, em que professores ensinam a domicílio. "Aprendi sem professores, provas, campainha de intervalos, nem curriculo. Foi a concretização da meta-aprendizagem, uma auto-avaliação que pude construir ao lado de pessoas que também compartilhavam a escolha de não se submeter ao ensino tradicional das escolas", pontuou.

Mas uma ironia marcou a trajetória de Dale: ele conseguiu um emprego na startup Zinch, que tem o propósito de ajudar as pessoas a ingressarem na universidade. Há seis anos fora do sistema educacional, o jovem acabou por também ser aceito em uma universidade.

"Foi aí que comecei a pensar que a lógica do Unschooling poderia ser levada à universidade. Vindo de um ambiente com pessoas interessadas em aprender, vi nos corredores daquela instituição uma maioria que não sabia o porquê de estar ali. Isso não criava um ambiente coesivo, e a minha frustração fez com que eu só ficasse na universidade por pouco mais de um semestre", avalia.

Com a experiência, Stephens notou dois problemas pontuais às universidades: o alto custo - o centro de ensino onde ele chegou a estudar custava ao estudante 45 mil dólares ao ano - e a ausência do método de meta-aprendizagem, por ele defendido. Estimulado a desenvolver o Uncollege, ele começou também a produzir seu livro, "Hacking Your Education".

Aprender a aprender

"Entrevistei pessoas que não eram nem gênios, superdotados, tampouco privilegiados. Eram pessoas que chegavam a ser preguiçosas, até. Se juntássemos todas elas em uma sala de aula, parecia algo que não se encaixava. Então com base nesse levantamento, tive a ideia de encabeçar um projeto que ajudasse a 'aprender a aprender'. Em setembro, ele será posto em prática. Se chama Gap Year: três pessoas vão passar três meses no processo de meta-aprendizagem, três meses viajando, três meses em intercâmbio, e mais três meses desenvolvendo projetos criativos", explicou.

A experiência é, para ele, uma amostra de que aprender exige uma auto-direção, processo que deve se tornar independente dos métodos tradicionais. "Podemos formatar o futuro, participar dele. Acho que a Campus Party é um exemplo perfeito do que eu defendo: vocês estão vivendo o conhecimento", finalizou.