É preciso hackear a cidade, diz pai do Open Source na Campus Party Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/07/2013 às 22:41
dia2_igo3 FOTO:

Eric durante palestra na Campus Party: as pessoas precisam se organizar tão bem quanto os governos (Foto: Igo Bione/JC Imagem) Ean Schuessler durante palestra na Campus Party: as pessoas precisam se organizar tão bem quanto os governos (Foto: Igo Bione/JC Imagem)

A palestra de maior destaque neste terceiro dia de Campus Party (e o segundo de atividades e palestras) reforçou uma das maiores tendências nessa edição da Campus: é preciso hackear a cidade. O norte-americano Ean Schuessler abriu o palco principal falando sobre o "hacker cidadão". "As pessoas precisam se organizar tão bem quanto empresas e governos e criar soluções que melhorem o ambiente urbano", disse.

Para ele, se as pessoas estão organizadas, os problemas, os bugs, vão sumindo. Hackerativista, Schuessler foi um dos criadores das bases do Open Source e ainda milita pelo software livre. Ele também é colaborador do software livre Linux Debian.

Veja mais fotos do terceiro dia

[slider id='10135' name='Segundo dia de atividades da CPRecife']

Fotos: Igo Bione/JC Imagem

Na quinta à noite, o consultor do Porto Digital Claudio Marinho e o ativista do grupo Direitos Urbanos, Leonardo Cisneiros discutiram as cidades inteligentes. O debate foi interessante pois levantou a urgência de criar soluções que integrem serviços públicos aos cidadãos e não a tentação de usar a tecnologia para controlar tudo. A cidade hackeada pelas pessoas evitaria excessos desse tipo.

Nesta sexta, o dia ainda foi bastante movimentado na Área Expo, com a presença de webcelebridades como Dilma Bolada. E na Arena no Chevrolet Hall, encontramos casais que vieram juntos para a Campus e conversamos com meninas que pedem mais representatividade do gênero feminino na festa.