Recife abre dados e espera entrar na era das cidades inteligentes

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/07/2013 às 12:25

pcr

Como divulgamos nessa quarta (3), a Prefeitura do Recife anunciou o início do processo de abertura dos dados públicos. Foi feito um acordo de cooperação técnica entre a PCR, o Centro de Infomática (CIn) da UFPE, a Emprel, o Cesar e o Porto Digital para a criação de soluções inteligentes que ajudem a monitorar e resolver problemas na cidade. Para isso foi anunciado um concurso para desenvolvedores.

A primeira etapa do concurso acontecerá na Campus Party Recife, que acontece de 17 a 21 de julho. Na ocasião será feito um Hackaton, batizado de "Hacker Cidadão", que vai premiar os melhores aplicativos web ou mobile que usem os bases de dados da prefeitura.

Logo após a Campus, o concurso ganha uma fase mais extensa chamada de "Cidadão Inteligente", com duas categorias: "Aplicativo" e "Projeto Conceitual". Os prêmios chegam a R$ 10 mil, além de bolsas em cursos de extensão oferecidos pelo Cesar.EDU.

pcr 2

As inscrições acontecem até novembro, com os finalistas sendo anunciados no mês seguinte e o resultado divulgado em janeiro de 2014 após workshop entre os selecionados. O evento final espera atrair investidores que possam se interessar pelos projetos.

Esse uso de dados públicos (Open Government Data) faz parte da tendência mundial das cidades inteligentes e tem exemplos de sucesso em Nova York e Rio de Janeiro, entre outros.