Aceleradora do Porto Digital, Jump vai abrir inscrições em julho

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/06/2013 às 14:58

portodigital

Escritório do Porto Digital, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Porto Digital deu detalhes sobre a nova aceleradora, a Jump Brasil, que deverá iniciar as atividades no início de 2014. Em setembro, o polo irá divulgar uma chamada pública para a inscrição das empresas.

A diferença entre uma incubadora e uma aceleradora é que a primeira recebe empresas em estágio inicial para desenvolver um protótipo, pensar estratégias, com um tempo maior para maturar tanto produto quanto empreendedores. Já a segunda tem um intuito mais pragmático de levar empreendimentos ao mercado, fazer contatos com fundos e promover um salto nos negócios.

A Jump será um ambiente de apoio para empresas que estão em estágio de lançamento de um produto. Em entrevista ao site Startupi, o presidente do Porto Francisco Saboya disse que a aceleradora irá proporcionar um maior contato de investidores e empreendimentos. Hoje, o Porto Digital possui duas incubadoras, com 25 vagas cada. Esses espaços recebem tanto empresas de tecnologia da informação quanto de economia criativa.

No mês passado, o Porto Digital recebeu um aporte de R$ 8,8 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES) em convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. O valor será usado para estruturar o Porto Mídia, centro que vai concentrar as iniciativas em economia criativa do polo.