publicidade
20/05/13

Yahoo promete manter estilo do Tumblr inalterado, mas usuários protestam contra a compra

20 / maio
Publicado por Letícia Saturnino em INTERNET às 12:36

tumblr
Foto: AFP

Depois de muita especulação neste final de semana, a compra do Tumblr pelo Yahoo foi confirmada. Para o usuário, nenhuma mudança significativa (ao menos por enquanto). A CEO Marissa Mayer se apressou a dizer que não “estragaria” a plataforma de blog, uma das mais influentes do mundo hoje. O valor foi superior a US$ 1 bilhão (não confirmado).

Mayer vem fazendo mudanças significativas no Yahoo nos últimos anos desde que assumiu a direção da empresa. Uma das estratégias é aproximar a empresa de uma audiência jovem e bastante engajada nas redes sociais. E que lugar para isto do que o Tumblr, terra de virais, memes e usuários que passam horas por dia postando conteúdo em sua maioria rápido e telegráfico.

David Karp, fundador e CEO do Tumblr disse que o espírito do site continuará o mesmo. “A sede da nossa empresa não será alterada. Nossa equipe não irá mudar. Nosso modo de funcionar não vai mudar”, disse em anúncio oficial. Ele disse ainda que a aquisição trará vantagens e possibilitará que o Tumblr fique melhor mais rápido. Ainda tirou onda: “Além de tudo, ambos os logos terminam com uma pontuação”.

david-karp-tumblr-hed-2013
David Karp diz que aquisição tornará Tumblr “melhor mais rápido” (Foto: AFP)

Marissa lembrou que agora será possível usar motor de busca do Yahoo e as novas tecnologias de sua empresa para propor anúncios integrados e menos invasivos. É esse o assunto mais delicado para o público do Tumblr. A empresa sempre tentou implementar formas de se rentabilizar, mas sempre foi rechaçado pelos usuários.

Esta é a maior compra do Yahoo desde que Marissa assumiu o controle da companhia. A empresa não tem um bom histórico no assunto: em 2005, comprou o Flickr, então o maior site de compartilhamento de fotos e o transformou em uma rede social irrelevante para os dias atuais. O resultado foi que sua comunidade de usuários não se identificou mais com o site e abandonou a plataforma em busca de lugares mais inovadores.

889454-rest-in-peace-tumblr
Usuários fizeram neste final de semana um mutirão para criticar a compra: “Aqui jaz o Tumblr. F**a-se, Yahoo” (Reprodução)

O lado bom desta vez, diz a CEO, é que a união das empresas vai fazer o Tumblr crescer 50% em audiência. E garantiu que vai manter o mesmo estilo de ser que os usuários tanto gostam na rede hoje. Vamos ver. Ela até fez o anúncio da compra no melhor estilo Tumblr de ser: com um GIF animado!

tumblr-yahoo-loop-infinito

A plataforma hoje tem 100 milhões de blogs ativos. Os brasileiros figuram como o segundo país que mais acessa o site. [Com agências]

tumblr_mn263pzmpD1rn02czo1_500
“Yahoo comprou o Tumblr em 19/05/2013. Nos lembremos deste data como o último dia oficial do Tumblr” (Reprodução)

yahoo
“O Apocalipse do Yahoo: 19/05/2013” (Reprodução)

tumblr


FECHAR