Sucesso na web, Shoes4You encerra atividades

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/05/2013 às 11:41
shoes4you-4-730x339 FOTO:

shoes4you-4-730x339

O site brasileiro Shoes4You, líder nas vendas online de sapatos, anunciou o fim das atividades. O negócio era baseado em um serviço de assinatura, que possibilitava aos clientes adquirir calçados de marca mais baratos.

O Shoes4You, criado pelo empreendedor francês Olivier Grinda tinha investimentos da Repoint Ventures, Accel Partners, Flybridge Capital Partners e da Ig Expansion, além de ter como investidor o CEO da Buscapé, Romero Rodrigues. Em 2012, a empresa estimou um faturamento de 2,7 milhões de dólares e mais de 55 mil pares de sapatos vendidos. A projeção para este ano era de 25 milhões de reais e 300 mil pares.

Ao entrar hoje no site, o aviso diz apenas "A Shoes4You encerrou as atividades. Gostaríamos de sugerir alguns sites onde você pode encontrar o melhor da moda". A empresa copiava o modelo de negócio de sucesso da americana ShoeDazzle. No entanto, especificidades das leis brasileiras de comércio, os custos altos e mercado inflado atrapalharam o sucesso por aqui.

Segundo o TheNextWeb, que consultou Grinda, o problema foi que muitos clientes pediram aos seus bancos para interromperem a assinatura. No entanto, eles continuaram a receber os descontos para compra de pares de sapato. No Brasil, é possível solicitar à instituição financeira a interrupção de um débito, sem necessidade de ir à empresa credora. "Pensamos que atingiríamos o lucro até o final desse ano, mas o problema é que descobrimos que o cliente dava um jeito de não pagar a assinatura. E, isso não estava previsto", disse ele à revista Exame.

Grinda-730x365

O CEO da Shoes4You, Olivier Grinda (Reprodução/TheNextWeb)

Os desenvolvedores demoraram a perceber o problema. Até então, acreditavam se tratar de uma interpretação errada do banco, que teria bloqueado o débito.

Sem o aporte dos assinantes, a operação não se pagou. No entanto, Grinda vai seguir como empreendedor e espera abrir mais um negócio. Não sabe se no Brasil ou nos EUA. O problema para o Shoes4You foi a falta de uma aproximação diferente com um público tão específico - mulheres interessadas em sapatos de marca. No entanto, o mercado de venda online segue em crescimento acelerado no Brasil. A expectativa é que chegue a um faturamento de 25 bilhões em 2017.

As assinantes da Shoes4You não serão cobradas este mês e o site avisa que irá fazer o estorno de quem ainda tiver dinheiro na conta.