Bicicletas podem fazer diferença na mobilidade no Grande Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/04/2013 às 14:01

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Foto: Fábio Jardelino/NE10

Bicicletas é tendência no Recife, mas pode ser bem mais do que lazer

Depois do sucesso da ciclofaixa móvel, que começou no mês passado, com cerca de 25 km exclusivos para ciclistas, os adeptos das pedaladas tiveram mais um motivo para comemorar. O Governo do Estado anunciou a construção de 100 km de ciclovias até 2014, como parte do Corredor Norte-Sul, mais especificamente no chamado "Ramal Agamenon", na Av. Agamenon Magalhães.

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A notícia pode significar uma mudança de panorama na mobilidade urbana do Grande Recife. Por mais que os domingos e feriados com pedaladas de lazer sejam ótimos, a presença de ciclofaixas permanentes é uma reinvindicação antiga da população. Iniciado em janeiro deste ano, o Porto Leve, do Porto Digital, mostrou que as bicicletas podem coexistir no tráfego diário da cidade.

Na primeira semana, cerca de 2800 pessoas se inscreveram. O custo mensal para alugar as bicicletas é de R$ 10 apenas no mês que usar. O usuário pode fazer viagens de até 30 minutos, com intervalo de quinze minutos entre uma e outra. Passado esse tempo, terá que pagar uma multa de R$ 5. Com cerca de 100 bicicletas, o Porto Leve se mostrou um sucesso. Nos finais de semana, o aluguel é concorrido na área do Recife Antigo, com a maioria das pessoas em busca de lazer. Durante a semana, é muito usado para quem quer se locomover pela área do Porto Digital, que compreende os bairros de Santo Amaro e Bairro do Recife. Há planos para instalação de novos pontos de aluguel, um centro de apoio com guarda-volumes, além do aumento do número de bikes.

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Foto: Guga Matos/JC Imagem

Olhando por um lado otimista, Recife segue uma tendência mundial de valorizar a bicicleta como modal de locomoção. Ela é ecologicamente correta, barata (quase sempre) e promove benefícios à saúde. Depois do Porto Leve, outras iniciativas foram anunciadas. O Governo do Estado se apressou a dizer que planeja 70 estações espalhadas por Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, com 700 bikes ao todo. Quem usar o VEM, o Vale Eletrônico Metropolitano, terá gratuidade no serviço. "Pernambuco será o primeiro Estado onde os usuários do transporte público terão o direito de usar gratuitamente esse serviço de aluguel de bicicletas. Queremos estimular a integração, fazendo com que o trabalhador intercale a bicicleta com o ônibus e o metrô", disse o governador Eduardo Campos, durante o anúncio, em março.

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O chamado Plano Diretor Cicloviário (PDC) deve ficar pronto em oito meses e vai servir de norte para organizar a presença das bicicletas no meio urbano, no dia a dia, e não só como lazer. Também estão previstas pontos de aluguel e bicicletários nos terminais integrados e também nas estações do transporte público do Rio Capibaribe.

Ainda há muito o que melhorar, mas tanto público quanto poder público estão instigados a promover o uso da bike. No caso do Governo, o ideal é responder esse interesse com ações que sejam permanentes. No caso dos ciclistas, o ideal é sair às ruas e pedalar. Muito.

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Foto: Guga Matos/JC Imagem