Empresa pernambucana lança aplicativo para facilitar comunicação entre surdos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/04/2013 às 20:09
prodeaf FOTO:

prodeaf

Lançamento oficial aconteceu esta terça para Android. Estão previstas versões para iOS e Windows Phone

Foi lançado oficialmente nesta terça (2) o aplicativo ProDeaf, criado para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva. O app foi desenvolvido pela empresa pernambucana Proativa Soluções, que faz parte do Porto Digital.

O aplicativo reconhece frases e palavras ditas em português e traduz para os sinais correspondentes na língua brasileira de sinais. Tudo é feito com a ajuda de um personagem virtual. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente em sua versão Android. Semana que vem será lançado para iOS e Windows Phone.

O ProDeaf chamou atenção no último Campus Party Recife, quando foi apresentado ao grande público. O app foi criado por estudantes do curso de ciência da computação da UFPE e foi o segundo colocado no Imagine Cup 2011, promovido pela Microsoft. Na trajetória antes do lançamento hoje, a startup ainda contou com apoio da Wayra, aceleradora da Telefônica e do CNPQ. Ao todo, foram investidos R$ 500 mil.

No ano passado, eles fecharam uma parceria com o Bradesco Seguros para adaptar todo o site para Libras (língua brasileira de sinais). Veja abaixo uma entrevista feita durante a Campus Party.