Jogo Bioshock Infinite cumpre expectativa após espera de cinco anos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/03/2013 às 13:49
bioshock-infinite FOTO:

bioshock-infinite

Depois de diversos atrasos, Bioshock Infinite, enfim, chega ao Brasil. O jogo foi lançado na quinta (28) para PS3, Xbox 360 e PC. A história se passa nas cidades de Rapture e Columbia em uma trama retrofuturista nos anos 1920. Ao todo, foram cinco anos de desenvolvimento.

O jogo chega com a expectativa de ser um dos maiores lançamentos de 2013 - e o ano mal começou. A empresa desenvolvedora, Irrational Games, diz que Bioshock quer se vender como o melhor roteiro da indústria de games. A crítica de sites especializados gringos se mostrou dividida quanto a isso. Alguns chamaram atenção para uma narrativa muito complicada. Outros, como a Eurogamer, diz que o título "tem uma história mais completa e polida".

bioshock-infinite-feb-19-3

A trama chama atenção por se mostrar atual e fazer links com nossa realidade offline. Na história há superstição, preconceito e uma ideia falida de que um profeta poderá nos salvar de todo mal através de um paraíso artificial. "Columbia foi construída sobre os alicerces do racismo, em uma definição curta e simples. Sobre a ideia de que o americano branco é escolhido por Deus para liderar a civilização, e que os outros – negros, asiáticos, irlandeses, latinos – são bárbaros, sanguessugas e preguiçosos que precisam ser relegados às periferias e aos trabalhos braçais mais baixos", postou o Kotaku Brasil.

O jogador começa como Booker DeWitt, veterano de guerra que tem a missão de resgatar uma moça das mãos do profeta Zachary Comstock. Em Columbia, uma cidade-flutuante, a sociedade tem seres deformados que são explorados, os "Handymen", além dos "fundadores", espécie de patrulheiros da cidade.

Falando da mecânica de jogo, Bioshock Infinite traz diversos combates com os protagonistas Elizabeth e Booker DeWitt. A jogabilidade foi pensada para ser uma parte importante do título e consumiu considerável esforço da equipe. Contando o design, gráficos e movimentos, o título teve 1.015 km de códigos, caso fossem perfilados (os dados são da própria desenvolvedora). "Nossa meta sempre foi tornar o jogador um participante em nossos jogos. Os mundos de Rapture e Columbia esbanjam detalhes e história. O combate é cheio de opções focadas no jogador. Não queremos que você observe Booker DeWitt conforme ele luta em BioShock Infinite. Queremos que você seja ele", disse Ken Levine, diretor-criativo e cofundador da Irrational Games, no site da PlayStation Brasil.

Comparando com jogos antigos da franquia, este aqui aposta mais na ação e combate que no terror.

Por aqui, o jogo chega com legendas em português e preço de R$ 199 (PS3 e Xbox 360) e R$ 89,90 (PC). Pela espera de cinco anos e pela sofisticação que promete em relação à trama e narrativa, é um jogo que vale a pena experimentar.

2013-03-26_00017