Em expansão, TV Paga no Brasil atrai investimento internacional

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/03/2013 às 18:22
tvpaga FOTO:

tvpaga

Foto: Reprodução

A TV Paga registrou diminuição no ritmo de crescimento no último mês de fevereiro, mas segue em expansão no Brasil. As informações foram divulgadas nesta sexta (22) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foram 161,8 mil novos assinantes, um aumento de menos de 1% (0,98%).

No total, o número de domicílios com TV paga no Brasil chegou a 16,7 milhões de domicílios, o que representa 53,3 milhões de pessoas. O Nordeste teve o pior ritmo de crescimento, com 0,52%. O maior veio do Norte, com expansão de 1,47%.

Futuro ainda é promissor

Nos últimos dias que antecederam este relatóiro, movimentações no mercado mostraram que o setor está aquecido. Segundo a Folha de S. Paulo, o País vai ganhar nos próximos meses uma nova programadora de TV por assinatura, a Scripps. O grupo é ligado a estilo de vida e entretenimento e é dono dos canais Food Network, HGTV, Travel Channel, Cooking Channel e DIY network.

Todos são atualmente exibidos na América do Norte, Europa, África e Ásia. O escritório em São Paulo será o trampolim para explorar o mercado latino-americano. O grupo também investirá em produção local para se adequar à legislação vigente.

Já a DishTV espera operar na venda de canais de TV por assinatura via satélite. O grupo, que pertence ao bilionário Charles Ergen, esperava firmar uma parceria com alguma operadora local para minimizar custos, mas suas conversas com a Oi e a Vivo não avançaram.

Mesmo assim, a DishTV vai investir no Brasil e chega atrelada à Hughes, também controlada por Charles Ergen. Foi a Hughes quem ganhou o leilão da Anatel em agosto de 2011 para lançar um satélite no espaço brasileiro. Segundo a lei, a empresa tem cinco anos para iniciar as operações.

Na época, a vitória no leilão foi estratégica para a Hughes, pois tirou da disputa a Sky. Nos EUA, a Sky é controlada pela DirecTV, maior concorrente da DishTV.

Crescimento

Tanto a Hughes/DishTV quanto a Scripps apostam alto no setor de TV Paga no Brasil. Segundo um estudo da Digital TV Research, também citado pela Folha, o País responderá pela maior parte do crescimento de assinantes de TV por assinatura no mundo.