Coelhos foram a causa da extinção dos neandertais, acreditam cientistas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/03/2013 às 14:17
neandertreat FOTO:

neandertreat

Foto: Reprodução via io9

Novas evidências sobre o desaparecimento dos Neandertais voltaram a ocupar o noticiário científico. Estudos na Espanha e Reino Unidos mostraram uma hipótese de que a causa de extinção teria sido a incapacidade de caçar coelhos, atividade que os ancestrais dos humanos modernos conseguiram dominar.

Há cerca de 30 mil anos, houve uma queda significativa na população de grandes mamíferos. Os antropólogos afirmaram que os neandertais não conseguiram se adaptar a caçar animais menores, como os coelhos da época, que eram abundantes.

O estudo, publicado pela Durrell Wildlife Conservation, no Reino Unido, disse ainda que a caça a coelhos exigiu uma maior colaboração, coisa que os neandertais também não foram capazes de desenvolver como seus concorrentes, os ancestrais humanos. Leia aqui a íntegra do estudo.

O cientista John Fa acredita que para caçar coelhos, uma presa difícil de ser capturada, era necessário uso do fogo e cães. Como não há evidências que os neandertais fizeram o mesmo, e isso coincide com o declínio de suas populações, este fato está sendo dado como determinante de sua extinção. [Via HypeScience, NewScientist]