Programa permite que usuário experimente óculos virtualmente

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/03/2013 às 12:24
Glasses-com screenprint FOTO:

Glasses-com screenprint

Um americano apresentou nesta semana a tecnologia que permite que uma pessoa prove óculos de grau ou óculos de sol manipulando imagens em 3D de si mesmo em um tablet, smartphone ou computador. As informações são da AFP.

Jonathan Coon, fundador da empresa de lentes de contato 1-800 Contacts, lançou este serviço na conferência TED sobre inovação, que se realiza até sexta-feira em Long Beach, no sul da Califórnia. "Uma das grandes ironias dos óculos é que as pessoas que os utilizam normalmente não podem ver como eles ficam em seu rosto, porque para isso devem usar lentes de contato", disse Coon.

"Pela primeira vez, elas poderão se ver ao provar óculos", indicou na quarta-feira. O software Glasses.com, que será lançado em abril para iPads e iPhones, bem como para dispositivos móveis equipados com o sistema operacional Android e navegadores web, usa câmeras para criar imagens 3-D da cabeça das pessoas, de acordo com Coon, e também possibilita a compra on-line do produto.

As pessoas podem ver a si mesmas com uma ampla gama de lentes e armações, usando controles de toque para ver seus perfis virtuais. Os compradores podem prosseguir com o pedido de compra enviando os óculos que escolheram.

"A ideia é que as pessoas possam experimentar e comprar simultaneamente", disse Coon. "Nós usamos as mesmas ferramentas básicas que são utilizadas para efeitos especiais em um filme, sem alterar a realidade", emendou. Coon era um estudante na Universidade Brigham Young, em Utah (oeste dos Estados Unidos), quando fundou a 1-800 Contacts em um dormitório estudantil em 1992. Glasses.com é uma divisão da 1-800 Contacts, que foi comprada no ano passado pelo seguro de saúde Wellpoint titan, em um negócio avaliado em cerca de 900 milhões de dólares, segundo a imprensa.