Vivo e Itaú lideram lista de reclamações do Procon em 2012

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/01/2013 às 13:38

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Estado de São Paulo, divulgou a lista das empresas com maior número de reclamações em 2012. Vivo e Itaú foram os campeões de queixas.

vivo3gplus-470

A lista é considerada o maior termômetro da qualidade do atendimento das empresas no Brasil. Este ano, o setor bancário foi alvo de 35.012 atendimentos, enquanto o de telefonia teve 28.332. Itaú Unibanco liderou a lista com 10.306 registros, seguido do grupo Vivo Telefônica, com 9.683.

Segundo o Procon, os maiores problemas enfrentados pelo consumidor, no caso do setor bancário, foram cobrança de valores não reconhecidos em faturas de cartões de crédito e conta corrente, e cobrança de tarifas, especialmente as relacionadas a financiamento de veículos.

Já em telecomunicações as principais reclamações estão relacionadas ao não cumprimento dos pacotes ofertados, à inoperância do serviço e, especialmente, à dificuldade de cancelamento do serviço. Na sequência da lista de empresas ficaram Grupo Claro, Bradesco, TIM e Santander Brasil.

Em nota, a Claro disse que "tem trabalhado para a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços prestados aos consumidores... e continua realizando fortes investimentos em tecnologias e em novas plataformas para proporcionar um melhor atendimento ao consumidor".

O Santander afirmou que "trabalha constantemente para o aperfeiçoamento e capacitação de suas equipes, para prestar cada vez mais um serviço e atendimento de melhor qualidade para seus correntistas". As demais empresas citadas não retornaram imediatamente o pedido de comentários, segundo a agência Reuters. [Com Reuters]