Qualcomm abre CES 2013 e anuncia chip de ultra definição

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/01/2013 às 14:29

8jan2013---grande-surpresa-da-noite-steve-ballmer-subiu-ao-palco-da-cerimonia-de-abertura-feita-pela-qualcomm-para-falar-de-dispositivos-que-levam-windows-8-e-processadores-snapdragon-pela-primeira-1357638412668_956x500

Steve Ballmer causou surpresa ao aparecer na abertura ao lado de Paul Jacobs, da Qualcomm (Foto: AFP)

Os aparelhos móveis são destaques este ano na CES, feira de tecnologia que acontece esta semana em Las Vegas (EUA). O diretor geral do fabricante de chips Qualcomm, Paul Jacobs, disse nesa segunda (8) que a mobilidade está transformando a forma como vivemos. A companhia anunciou um chip que vai permitir o vídeo de "ultra definição" usado nos novos televisores.

Apesar de Jacobs ser a estrela da noite, ele contou também com a breve companhia de seu predecessor, Steve Ballmer, diretor geral da Microsoft. As informações são da AFP.

O gigante dos programas de informática tinha anunciado, no ano passado, que não participaria mais da CES, da qual foi um dos pilares. Contudo, Ballmer realizou uma aparição surpreendente na segunda-feira para conversar com Jacobs sobre os novos aparelhos que utilizam a plataforma Windows, que a Microsoft acaba de redesenhar para adaptá-la aos dispositivos móveis.

A escolha de Jacobs para inaugurar o grande evento mundial do setor é um sinal claro da mudança rumo à mobilidade que ocorre no mercado, movimentando 1 trilhão de dólares. A Qualcomm superou discretamente outro fabricante de chips de informática, Intel, em termos de valor de mercado, e agora fornece a maior parte dos processadores que equipam os aparelhos móveis, cada vez mais populares para os consumidores, que já os preferem em relação aos PC tradicionais.

2013 Consumer Electronics Show Highlights Newest Technology

CES começa oficialmente nesta terça e dura quatro dias (Foto: AFP)

Jacobs revelou nesta segunda-feira um novo pacote de processadores da linha Snapdragon, concebidos para melhorar o trabalho e a duração da bateria dos novos aparelhos. Eles consumirão cerca da metade da bateria que os anteriores e permitirão utilizar o vídeo de "ultra alta definição" que funciona com as televisões de alta gama.

O diretor geral da empresa destacou também o papel cada vez mais importante da Qualcomm na indústria do espetáculo junto ao produtor Guillermo Del Toro e evocou, com o caso do ex-arcebispo sul-africano Desmond Tutu, a importância dos aparelhos móveis no setor da saúde nos países em desenvolvimento.

A CES estreia oficialmente nesta terça-feira e dura quatro dias, com cerca de 3.000 expositores e um público esperado de 156 mil pessoas.