NET anuncia chegada ao Recife do serviço de TV por fibra

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/12/2012 às 15:08
net_now FOTO:

Bairros de Paulista, Jaboatão e Olinda são outras localidades a receber o serviço. Investimento este ano em todo o País foi de R$ 2,7 bi

SÃO PAULO A Net realizou evento em São Paulo nesta segunda (17) para anunciar a chegada de seus serviços de TV por assinatura, banda larga residencial e telefonia fixa. Em Pernambuco, a empresa passa a oferecer TV por fibra ótica em bairros do Recife e nos municípios de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.

Em Pernambuco, a Net já oferecia TV por assinatura através da tecnologia MMDS, que vem sendo substituída. Hoje, essa banda será usada pela rede 4G em todo o Brasil. A empresa antes trabalhava com licenças municipais, mas agora com a lei do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), foi possível expandir a operação em todo o País.

Em janeiro de 2013, serão 44 novas cidades. No Nordeste, serão contemplados Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, e São Luís, no Maranhão. Os outros Estados são São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, chegando em um total de 144 cidades. "Nosso plano para 2013 é expandir nossa área. Já estamos com previsão de chegada em breve em Caruaru", diz Albino Serra, diretor regional para o Nordeste da Net.

20121217-154349.jpg

Muita competição

A TV da Net chega ao Grande Recife para encarar um mercado bastante competitivo. As principais empresas a disputar clientes hoje são Claro TV, Oi TV, SKY e GVT. "Nosso maior diferencial será a inovação. Oferecemos um serviço mais robusto por ser fibra ótica, o que dá mais qualidade na imagem", disse Serra. "Falamos a um cliente que quer praticidade, por ter a possibilidade de adicionar banda larga, e que também quer mais conteúdo".

A cobertura ainda não abrange 100% das cidades pernambucanas citadas. No Recife, abrange Zona Norte, Boa Viagem, Pina, Ilha do Retiro e Boa Vista. Em Jaboatão, está em parte de Candeias e Piedade. Em Paulista, na orla em bairros como Pau Amarelo, Janga e Maria Farinha. Em Olinda, abrange alguns bairros, sobretudo na orla.

Tablets

A Net ainda comentou uma tendência de levar seus conteúdos para dispositivos móveis conectados, como os tablets. A empresa pretende lançar uma solução no mercado ao longo de 2013. "Já estamos fechando parceria com fornecedores e já temos serviços como o Telecine Play", disse Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net.

Na coletiva desta segunda (17), a Net divulgou um balanço deste ano. A empresa fechará o ano com 2,7 bilhões em investimento, o que inclui a ampliação para as 44 novas cidades. A operadora alcançou 5,4 milhões de residências com banda larga (o que inclui Recife) e 1,3 milhão de assinantes da internet popular, ligada ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Em linhas telefônicas, o número chegou a 5 milhões e de TV por assinatura, 5,3 milhões. Na oferta via IP, ou seja, fibra ótica, a participação de mercado é de 85%, mas esse número tende a baixar. "Cada dia, aparece uma nova empresa. Quem reclamava de falta de competitividade, agora está de barriga cheia", disse o presidente da Net, José Felix. "Com esse crescimento, iremos atender um total de 100 milhões de pessoas. Nosso plano maior é chegar a todas as capitais do Brasil".