TEDxRecifeAntigo começa este sábado e debate educação, mobilidade e inclusão social

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/12/2012 às 19:16

Começa neste sábado (8) o primeiro TEDx no Recife Antigo. O evento é organizado de forma independente em diversas cidades no mundo. Nesta edição local, diversos temas serão discutidos, como educação, cidadania, urbanismo, inclusão social, entre outros. Os convites para assistir ao encontro ao vivo já se esgotaram, mas é possível assistir pela internet e em pontos de exibição espalhados no Centro e no Interior.

LEIA MAIS

Primeiro TEDx vai discutir problemas do Recife

Veja a lista de participantes

O TEDxRecifeAntigo foi idealizado coletivamente e realizou encontros para definir os temas e demais detalhes do evento através de encontros desde o início do ano. Como já ficou famoso em diversas partes do mundo, o TEDx dissemina conhecimento de forma bastante pop, em palestras rápidas que são mais provocativas do que um pensamento formulado.

A edição do Recife terá vários blocos. O primeiro deles trata da educação. O maestro Mozart Vieira abre o evento contando sua história desde a saída do Interior até a criação da Orquestra Sinfônica dos Meninos de São Caetano. Em seguida, Edusa Pereira, 80 anos, fala dos desafios dos idosos hoje no Estado. Ela é vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco. A pedagogo especializada no uso de jogos, Everilda Araújo também estará presente.

Evento fez contagem no Facebook para início do evento (Divulgação)

O dia ainda traz o fundador do Porto Marinho, Claudio Marinho, especializado em consultoria e gestão estratégica; Adriano Marcusso, que vai falar sobre o Projeto Metrô Recife; o produtor cultural Paulo André e o comediante Murilo Gun. "Já estava na hora de mostrar para o resto do mundo o que está sendo feito aqui a respeito das boas ideias que temos. Não estamos falando só de empresas, mas de pessoas engajadas em discutir melhorias para a comunidade", disse o organizador do evento, Alfredo Junior, ao NE10.

O TEDx é um derivação do TED, evento que acontece desde os anos 1990 nos EUA. Sem fins lucrativos, esses encontros tem como intuito disseminar conhecimento de forma rápida, prática e atrativa. Mais de 1000 vídeos já foram postados no site do TED, com mais de 500 milhões de visualizações.

Assim como acontece no Recife, uma das propostas do TEDx é debater problemas das cidades em que acontece. Esperamos que este seja o primeiro de muitos.