Anatel vai levar nono dígito a todos os celulares do País

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/10/2012 às 10:01
nono-digito (1) FOTO:

É bom se acostumar. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que todos os celulares do País ganharão o 9º dígito até 2016. A ideia é evitar transtornos e manter um padrão único em todo o território nacional.

Hoje, o nono dígito vale apenas para São Paulo. Mês passado, a Anatel disse que Rio de Janeiro e cidades do Interior paulista seriam os próximos a adotar a nova numeração. No caso dessas cidades, a medida serviu para contornar o esgotamento numérico por causa da grande quantidade de linhas.

Segundo a Folha, um estudo da agência mostrou que essa nova numeração estabeleceu "uma situação de despadronização", o que prejudicou os usuários. Um dos inconvenientes é o encaminhamento para números indesejados. A expansão será gradual.

No Nordeste e Minas Gerais, o nono dígito chegará até 31 de dezembro de 2015. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Estados do Norte, com exceção do Acre, a numeração deve ocorrer até final de 2014. No resto do Brasil, o que inclui todo o Centro-Oeste e o Sul, o 9 adicional chega apenas em 2016. O Conselho diretor irá definir nesta quinta (25) se aprova toda a proposta do grupo técnico sem alterações ou ressalvas.