Novo iPhone 5 tem conexão 4G, tela de 4 polegadas e novo conector

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/09/2012 às 14:39
iphone5 FOTO:

Fotos: AFP

Confirmando as expectativas, a Apple lançou uma nova versão do iPhone. Este novo telefone é mais rápido, com um processador mais robusto (o A6) e - para muitos, o mais importante, com um design renovado. Ele tem 7,6 milímetros (18% mais fino que o iPhone 4S) e pesa 112 gramas (20% mais leve que seu antecessor). A tela do iPhone 5 é de 4 polegadas (resolução de 1136x640) e possui a tecnologia Retina. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

O aparelho atende diversas frequências da rede 4G LTE, como era especulado. Esse tipo de conexão móvel pode atingir até 100 Mbps. No Brasil, as operadoras ainda não estão comercializando pacotes desta tecnologia. A apresentação do novo iPhone foi feita no Yerba Buena Center For The Arts, em São Francisco, nos EUA, por diversos executivos da empresa.

"Este é o produto mais bonito que já fizemos", disse Phil Schiller, após apresentar a primeira imagem do aparelho. O design foi modificado. Ele agora está mais alongado e possui 4 polegadas, outro rumor confirmado. Agora, serão possíveis cinco fileiras de ícones. "Este também é o smartphone mais fino que existe".

Apps - O atual CEO da Apple, Tim Cook, iniciou a apresentação e lembra que a App Store possui atualmente 700 mil aplicativos, 250 mil deles otimizados para o novo iPad. Com o novo iPhone, algumas mudanças deverão acontecer por causa do novo formato.

Fotos

O novo iPhone 5 tem a mesma resolução de fotos do seu antecessor, o 4S, ou seja, 8 megapixels. Mas, agora ele tira fotos panorâmicas. Isso gera uma imagem de até 28 megapixels. Isto já era possível graças a aplicativos como o Demandar e 360Panorama. Schiller garante que essa câmera iSight fotografa melhor com pouca luz.

Novos conectores

Como já era especulado, o novo iPhone 5 tem um conector diferente, chamado de lightning. Com oito pinos, ele é bem menor que o atual, de 30. Será vendido um adaptador para auxiliar na compatibilidade deste novo conector. O aparelho também mudou a disposição dos microfones, que agora serão três: na frente, na traseira e embaixo. Isso vai melhorar a gravação de vídeos e cancelamento de ruídos.

Bateria

Continua não sendo a das melhores, mas já mostra um avanço. O executivo da Electronic Arts, Rob Murray, mostra que o tempo para conversas e navegação na web será de 8 horas. Já em espera, ele aguenta 225 horas. Murray mostrou as capacidades do processador A6 para jogos, melhorando a jogabilidade e, claro, os gráficos.

iOS 6

O novo sistema operacional da Apple, o iOS 6 também foi apresentado no evento. Todas as novidades do sistema já tinham sido anunciadas durante o WWDC, o congresso de desenvolvedores da companhia, em junho. Entre as mudanças estão melhorias no Safari, novas formas de atender chamadas, mudanças nos mapas - que não serão mais providos pelo Google e agora contarão com 3D, e saída do YouTube como recurso nativo de vídeos.

O novo iOS chegará para os usuários dia 19 de setembro. iPhone 4, 4S, 3GS, novo iPad e iPad Touch de 4ª geração estão aptos a receber a atualização. O iTunes também ganhará uma remodelação, com mais funcionalidades e mais simples, tanto em sua versão móvel quanto nos desktops. Mas, esta novidade chega apenas em outubro para Macs e PCs.

Novos iPods

350 milhões de iPods depois, a Apple segue investindo em seu tocador multimídia. Apesar de muitos darem como certa seu fim, já que o próprio iPhone já é um centro multimídia eficiente. A sexta geração do iPod nano anunciado nesta quarta (12) é mais fino (5,4 mm de espessura) e tem tela de 2,5 polegadas. A apresentação foi feita por Greg Joswiak, executivo da Apple.

O novo iPod Touch tem uma câmera frontal para chamadas em vídeo. O recurso AirPlay vai permitir rodar jogos e exibir na TV. A maior surpresa, que não estava previsto em rumores, é que a Siri também estará presente no novo Touch. Serão cinco cores disponíveis.

O novo iPod Nano, que agora também exibe vídeo, tem 6,1mm de espessura e 88 gramas. Tem também o novo conector Lightnig. O aparelho ainda virá com um novo fone de ouvido, o EarPods. "Nossa ideia é criar fones que se adaptem a todos. É como criar sapatos capazes de se ajustar a qualquer pé", disse em vídeo Joswiak, o vice-presidente de design da Apple. Esses novos fones também serão vendidos separadamente.

Preços e datas

O novo iPhone entra em pré-venda dia 14 de setembro. Nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Japão, Hong Kong e Singapura, ele chega às lojas. Brasil ainda não está nos planos, mas especulações dão conta que deve chegar até o final de novembro. A Apple decidiu manter os mesmos preços do modelo anterior: a versão de 16GB custa 199 dólares, a de 32GB, 299 e a de 64GB, 399.

Este é o preço com um contrato de fidelidade de dois anos com uma operadora.