Apurado CPRecife: Marketing do "bamborim", campeonato de games e ÔÔÔÔÔ nesta sexta

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/07/2012 às 23:23
campus_ufc FOTO:

Notas rápidas das impressões neste primeiro dia de atividades da Campus Party Recife.

* Grito de guerra

A todo momento, um levante contagia toda a Arena da Campus Party, no Chevrolet Hall. "Ôôôôôôôôô", gritam os usuários. Basta uma única pessoa para iniciar o coro, que é seguido imediatamente pelos demais. Até a organização já adotou. Quando o presidente do Instituto Campus Party, Bruno Souza, subiu para apresentar o líder do Partido Pirata, Rick Falkvinge, ele perguntou ao ouvir o grito: "quero ver quem mais está empolgado deste lado", e logo mais pessoas gritavam. É disso que se trata esse engajamento meio nonsense: animação.

* Ações de marketing à base do "bamborim"

Volta e meia, promotores passam correndo com uma sacolinha carregada de vouchers ou pequenos brindes. Uma fila enorme de pessoas vai seguindo, com a esperança de ganhar o mimo. É assim que se baseiam quase todas as ações de marketing neste primeiro dia de CPRecife. O esquema de bamborim - ou traduzindo do pernambuquês, o ato de jogar coisas para o alto aleatoreamente - foi usado por diversas marcas. Mais cedo, a entrega de toalhas seguiu a mesma proposta.

* O breu do estacionamento

Longe da animação do Centro de Convenções e do Chevrolet Hall, o estacionamento da Campus Party teve poucos seguranças nesta sexta. Alguns campuseiros e pessoas que apenas foram visitar o evento, reclamaram da sensação de insegurança. Durante a noite, com tudo escuro, ficou ainda pior.

* UFC dos games

Um dos espaços mais concorridos da Área Expo, que tem entrada gratuita e acontece no Centro de Convenções, foi o estande da Nagem, que promoveu partidas de videogame e um campeonato dos jogos Mortal Kombat, Street Fighter e Marvel Versus Capcom. O legal do lugar é que foi visitado por uma diversidade grande de pessoas, e não apenas os viciados nesses jogos. A partir deste sábado a disputa fica mais acirrada. 128 participantes por dia passarão por uma maratona que vai premiar o melhor jogador de cada game em baterias eliminatórias. Os vencedores saem de lá com um vale-compras de R$ 1200 nas lojas Nagem. [Por Paulo Floro e Geisa Agrício]