Uma das imagens mais compartilhada na web brinca com o serviço ruim das operadoras (Reprodução)
A decisão da Anatel nesta quarta (18) de proibir venda de serviços de dados e voz das operadoras Tim, Oi e Claro repercutiu entre os usuários, que postaram nas redes sociais toda a insatisfação com a marca. A Tim é mais prejudicada, com suspensão em 18 estados mais o Distrito Federal. Já a Claro ficou proibida de comercializar no maior mercado do Brasil, em São Paulo. Cada estado brasileiro teve no mínimo uma suspensão, baseado nas teles que apresentam o pior serviço na região.
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Veja o posicionamento das operadoras
"Achei ótima essa decisão! Estou cansada de ter minhas chamadas interrompidas e ficar com a linha sem sinal. Espero que haja uma grande melhora, porque não é possível continuar dessa maneira", disse a usuária Flaviane Rabello. Assim como ela, diversos usuários postaram críticas às operadoras. O termo "Anatel" atingiu um pico de menções no Twitter nesta quarta, com mais de 4500 menções em menos de 24 horas. Veja o gráfico abaixo fornecido pelo site de medição em redes sociais, Topsy.
Veja abaixo alguns comentários postados no Twitter.
https://twitter.com/MauMeirelles/status/225747301577150465
https://twitter.com/estranhous/status/225907426833092608
https://twitter.com/JenerTinoco/status/225895355584217088
https://twitter.com/IlustreBOB/status/225823533836664832
https://twitter.com/GabrielaGB/status/225791697886511104
https://twitter.com/MhelMarrer/status/225763165449879552
https://twitter.com/ohdanilo/status/225755678327857152
https://twitter.com/rafacamposm/status/225920037259722752
Já as teles alegaram surpresa na medida cautelar. A Tim acredita que a decisão foi "extrema" e que "irá tomar todas as medidas necessárias para restabelecer o quanto antes a normalidade de suas atividades". A Oi divulgou nota em que contesta a proibição. " companhia entende, pelas informações recebidas até o momento, que o parâmetro que fundamenta a análise da Agência não reflete os investimentos maciços realizados em melhorias de rede".
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoas, o SindiTeleBrasil disse estar surpreso com a medida. "A decisão foi baseada em queixas apresentadas ao call center da Anatel, que não revelam as reais condições das redes que suportam os serviços. A Anatel considerou dados dos últimos meses, que não refletem os investimentos realizados pelas prestadoras nesse período".
O Procon de São Paulo apoiou a Anatel. "Trata-se de medida de fundamental importância para o consumidor, que viu o veloz crescimento desse mercado, que não foi acompanhado da melhoria da prestação do serviço. O papel da agência reguladora é assegurar infraestrutura eficiente nas telecomunicações, para que o setor seja capaz de oferecer serviços adequados sem falhas", disse Paulo Arthur Goés, diretor-executivo do órgão.
E você, o que achou da medida?