Procenge completa 40 anos e investe em computação em nuvem

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/07/2012 às 16:24
paleto_ipiramide FOTO:

Foto: Divulgação

A Procenge firmou uma parceria com a Amazon, empresa norte-americana, para utilizar seus provedores e investir mais na implementação de sistemas nas nuvens: o cloud computing. Além disso, também estão trabalhando com o conceito de mobilidade, criando um aplicativo para iPhones nos quais seus clientes possam ter acesso às principais informações gerenciais de suas respectivas empresas.

De acordo com José Cláudio de Oliveira, diretor e superintendente de relações institucionais da Procenge, já que o uso de sistemas nas nuvens ainda é algo novo, muitas empresas ainda tem um certo receio. "As pessoas ficam com medo. Se perguntam se ao colocar todos os dados na internet não seria mais fácil tê-los hackeados, quando na verdade isso é muito mais seguro do que ter tudo em um computador em sua empresa. Estes servidores que temos parceria têm camadas e mais camadas de segurança. Foi justamente por conta disso que não quisemos ter nosso próprio servidor, pois achamos melhor e mais seguro já trabalhar com alguém que está há muito tempo no mercado."

Sobre a mobilidade, José Cláudio disse que tudo partiu de um princípio: já que o smartphone hoje é vendido como algo no qual você pode fazer tudo, por que não também poder administrar uma empresa? "Imagine que você está viajando e precisa autorizar um pagamento. No aplicativo você pode fazer isso rapidamente ou fazer uma consulta."

HISTÓRIA - A Procenge nasceu em outubro de 1972, sendo uma das pioneiras do setor de TI em Pernambuco. Foi uma das cinco empresas que tornaram possível a criação do Centro de Estudo de Softwares Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e também participou do movimento para criar o Porto Digital, do qual é uma das empresas-âncora.

A sede da Procenge é no Recife e ela tem duas filiais, uma em Maceió e outra em São Paulo, com um total de 320 empregados. São mais de 500 clientes em todos os estados do Brasil. Algumas empresas que utilizam os sistemas desenvolvidos pela Procenge são Compesa, Copergás, ETH Bioenergia, Hope, Sistema Unimed, Boris Berenstein, C.E.S.A.R, Porto Digital, Grupo EQM, Jurandir Pires, Atacado dos Presentes, Elcoma, Sappel, Dupé, Brastex, Pernambuco Química, Agemar e Brasmundi.