Primeiro TEDx no Recife vai discutir desafios para o futuro da cidade

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/06/2012 às 16:09
tedrec FOTO:

Foto: Ricardo Scholz

Recife vai receber em dezembro a primeira edição do TEDx, evento de tecnologia que acontece em diversas parte do mundo e tem como proposta debater ideias que gerem impacto na região em que é realizado, mas sirvam de inspiração para a comunidade global. O TEDxRecifeAntigo acontecerá em dezembro e já recebeu mais de 800 inscritos.

"Já estava na hora de mostrar para o resto do mundo o que está sendo feito aqui a respeito das boas ideias que temos. Não estamos falando só de empresas, mas de pessoas engajadas em discutir melhorias para a comunidade", diz o organizador da edição pernambucana do evento, Alfredo Junior. Ele conseguiu a licença para realizar o TEDx aqui no Recife no ano passado e iniciou uma série de eventos para organizar o evento coletivamente.

O primeiro deles aconteceu no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no início deste mês. "Queremos identificar os principais desafios sobre o Recife hoje e apresentar soluções criativas". Diversas áreas do conhecimento estarão presentes, como artes, ciência e empreendedorismo. A expectativa segue alta com tão pouco tempo de divulgação. "Esperamos receber cerca de 2 mil inscrições até o final do ano", diz Alfredo. O número de pessoas que estarão presentes ainda não está fechado, mas a organização garante uma transmissão ao vivo e telão espalhados em diversos pontos para exibir as palestras.

No Brasil, Estados como Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia já receberam o TEDx.

O TEDx é um desdobramento do TED, sigla para Tecnologia, Entretenimento e Design, que acontece desde 1990 nos EUA. Este evento principal acontece anualmente em São Francisco, e é organizado pela empresa de mesmo nome sem fins lucrativos. Cada palestrante tem até 18 minutos para passar sua ideia, proposta, ou simplesmente contar sua história. Tudo é depois armazenado no site em vídeos que são assistidos por pessoas do mundo inteiro. Bill Gates, Bill Clinton, Larry Page, Richard Dawkins, entre outros pensadores importantes já se apresentaram.

Segundo o site Mashabe, os mais de 1000 vídeos postados no site do TED foram visto mais de 500 milhões de vezes. E uma matéria da Época chama o fenômeno global TED de "fast-food do saber", em referência à rapidez com que consegue disseminar ideias e tornar o conteúdo atrativo.

DEBATE NO RECIFE - Nos últimos anos, Recife vem realizando diversos eventos e festivais que têm como objetivo alargar o debate sobre tecnologia e inovação. Continuum, Expoidea, feito por produtores locais tiveram uma boa presença de público no primeiro semestre. Em julho, a cidade recebe a Campus Party, maior evento do tipo no mundo e que acontece pela primeira vez fora de São Paulo.