Sucesso do Tumblr "Como Me Sinto Quando" reafirma sofisticação dos GIFs animados

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/06/2012 às 16:49

Como me sinto quando um perfil de casa me adiciona no Facebook (Reprodução do Como Eu Me Sinto Quando)

O catarinense Marcelo Cidral faz sucesso com uma ideia simples, mas genial: resumir em GIFs os sentimentos sentidos por todos nós. "Porque todo mundo é muito diferente e parecido ao mesmo tempo", diz a apresentação do Tumblr Como Me Sinto Quando, que é um dos destaques deste ano entre os virais brasileiros. O que Cidral faz é relacionar momentos engraçados do cotidiano a algum GIF. Impossível não se reconhecer.

O endereço tem mais de 150 mil visitas diárias e tornou-se um sucesso no Tumblr, misto de blog e rede social. Segundo o site Quantcast, o Como Eu Me Sinto Quando tornou-se o terceiro mais visto do mundo dentro dessa rede. Depois do seu sucesso, outras páginas com a mesma proposta surgiram na web, cada vez mais especializados.

Como me sinto quando finalmente desço do ônibus lotado

Todos sabem a coreografia, menos eu

Um deles é o Jornalices, dedicado ao universo das redações de jornais. Tem também o Publicidade de Criação, sobre o mundo dos publicitários. E a tendência não para de crescer. O site especializado em cultura digital, YouPix, elencou uma lista enorme sobre os Tumblrs do gênero. Tem alguns bem específicos sobre o cotidiano de faculdades, a exemplo do Como Me Sinto na Cásper Quando..., que trata da Cásper Líbero, em São Paulo ou o Como Me Sinto na Anhembi Quando..., sobre a Anhembi-Morumbi.

Quando minha matéria especial não ganha destaque na capa (do Jornalices)

Quando o pessoal de alguma faculdade vai visitar a agência (no Publicidade de Criação)

Esses Tumblrs seguem uma repercussão seguida de intensa repetição, bem parecido com os Tumblrs do ano passado no estilo "501 coisas" (501 ruivas, 501 japinhas, 501 pagodes, 501 bregas, e os sarcásticos 501 terrenos para carpir, 501 louças para lavar e 501 tumblrs que não chegarão a 501). Enquanto isso, os Tumblrs de GIFs seguem rendendo risadas instantâneas e muita procrastinação. O Como Me Sinto Quando anda fazendo tanto sucesso que já começa a atrair atenção do mercado publicitário.

GIF, ESSA MÍDIA - Criado em 1987, os GIFs (sigla em inglês para Graphics Interchange Format) foram desenvolvidos pela CompuServe, uma das mais antigas empresas americanas de serviço de internet. Tinha 8 bits por frame e suportava 256 cores. Nos anos 1990, os arquivos foram animados e encontraram utilidades nos primórdios da internet em arquivos ainda bem simples.

No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, os GIFs foram redescobertos enquanto suas possibilidades, como a captura de um momento memorável de algum vídeo ou filme e como poderosas armas de propagação de memes. Quem não lembra do bebê dançarino (Dancing Baby) ou do Homem-Aranha bailarino, bastante utilizado em chats do MSN. Nesta nova década, os GIFs atingiram uma maior sofisticação.

O formato ganhou até um documentário que comemora seus 25 anos. "Animated GIFs: The Birth Of A Medium" tem participação de Patrick Davison, do MemeFactory e Topher Chris, do Tumblr, entre outros. Todos contextualizam a importância do GIF para a cultura digital e como toda a inovação no formato o está levando para o terreno das artes plásticas.

Com um sucesso tão grande na web, fica difícil precisar as novas implicações que o GIF terão no futuro. Seria o GIF, ele próprio, uma mídia?