A Semana Em Games: Amanhã, no seu smartphone, um novo jogo para se viciar

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/06/2012 às 13:07
songpop FOTO:

Seguindo fórmula de sucesso, jogo social Songpop vira febre em smartphones e Facebook

Alguém teve a brilhante ideia de levar para o celular a mesma proposta de programas como "Qual é a música". O jogo Songpop tem o mesmo objetivo, de fazer com que dois jogadores tentem descobrir que faixa está sendo tocada em poucos segundos. A diferença - e uma das receitas do sucesso - foi adicionar o componente social. O resultado disso é um app bem viciante e que não para de crescer. Já registra uma média de 340 mil usuários mensais e tornou-se o quinto aplicativo mais baixado na AppStore.

O Songpop funciona assim: um utilizador desafia outro usuário a tentar adivinhar que música está tocando. Ganha quem acertar corretamente em menos tempo. Ao iniciar a brincadeira, o jogador pode escolher entre quatro listas. Quanto mais vitórias, mais moedas, que são utilizadas para desbloquear novos gêneros musicais. Além dos batidos Anos 90, 80, Rap, Love Song estão disponíveis também MPB, Brega e até Funk.

Fazendo uma matemática básica, para comprar novas listas de músicas, é necessário um mínimo de 249 fichas. Como em cada partida vencida dá ao jogador três moedinhas, será necessário no mínimo de 83 partidas. Isso só prova o potencial viciante do Songpop. Também é incrivelmente lucrativo, já que é possível comprar novas faixas pagando pacotes que custam a partir de 4,99 dólares. Este é, com certeza, um dos pontos negativos do jogo.

Criado pela empresa americana FreshPlanet, o Songpop segue uma fórmula já popularizada por outro jogo social, o DrawSomething, que desafia o jogador a adivinhar qual o desenho mostrado, semelhante à brincadeira da forca. A startup iniciou seus primeiros games em 2011, mas só chamou atenção do mercado com este app de música que viciou jogadores na primeira semana de seu lançamento. Antes, a companhia tinha conseguido alguma repercussão com jogos para Facebook.

A jogada determinante do sucesso foi seu poder de engajamento entre usuários e opções de compartilhamento. Totalmente integrado ao Facebook, é possível convidar os amigos na rede social para jogar. Quem não quiser, pode também chamar por email. O Songpop está disponível para iOS (iPhone, iPad e iPod Touch 4ª geração), Android ou no navegador como aplicativo do Facebook. Já que ele usa a mesma mecânica de outro jogo famoso, podemos esperar mais apps como esse no futuro, mudando apenas o tema.

Que tal um jogo que desafia o usuário a adivinhar qual filme está passando? Ou um que compare notas musicais? Enfim, agora que o formato foi definido, as possibilidades são infinitas. Até lá, todo mundo brincando - até enjoar - no melho estilo "Pablo, Qual é A Música??!"