Mostra no Recife vai discutir relações entre arte e tecnologia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/05/2012 às 8:32
vazao FOTO:

A partir desta terça (29) até a próxima quinta-feira, a Bê Cubico (Rua do Bom Jesus, 172, Bairro do Recife) sedia a exposição Vazão, que vai tratar da interrelação entre arte e tecnologia. Na sexta, o espaço promove um debate entre os artistas e designers, H.d Mabuse, do Cesar, e Ricardo Ruiz, da empresa 3Ecologias, e o sociólogo Luiz Carlos Pinto, com a mediação do designer Rodrigo Medeiros.

LEIA MAIS

Exposição no Continuum explora novas e velhas tecnologias

A proposta do evento é refletir em torno da apropriação tecnológica e levar essa discussão para o campo das artes. "A subversão de plataformas, de materiais e de tecnologias para fins diferentes daqueles para os quais foram pensados (e comercializados) se empodera de uma pulsão por liberdade criadora aberta e, necessariamente, virtuosa. É interessante lembrar que esse ‘desvio’ faz parte da cultura brasileira de forma orgânica – o termo que melhor expressa esse vinculo talvez seja ‘gambiarra’", explica o material de divulgação.

A palavra, hoje, vem sendo usada de outras maneiras além do senso comum e expressa a capacidade dos artistas se reinventarem. Além da exposição, o Vazão também resultará numa publicação, com textos que continuam as discussões sobre arte e tecnologia iniciadas no trabalho. Participam dessa pesquisadores e artistas, como Ricardo Ruiz, Jeraman, Filipe Calegário, Rodrigo Medeiros, Jarbas Jácome, Manoel da Fonte, Ricardo Brazileiro, Autom.Ato, Paulo Faltay, João Paulo Cerquinho, Lula Pinto, H.d Mabuse e Yann Beauvais.