Recifenses articulam mobilizações online por mudanças na cidade

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/03/2012 às 0:06
AG220312004 FOTO:

Audiência pública lotada na Câmara dos Vereadores do Recife: a força das redes sociais (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem)

Na última quinta-feira (22), o plenarinho da Câmara dos Vereadores do Recife, no Centro da capital pernambucana, ficou lotado, com pessoas disputando até mesmo o corredor, para acompanhar o debate sobre a construção do projeto Novo Recife, empreendimento que planeja erguer 13 torres na região do Cais José Estelita. A maioria das pessoas que estavam ali foi convocada pelo Facebook, em uma mobilização que planeja articulações que vão além das redes sociais e que possam levar a mudanças concretas.

LEIA MAIS

Occupy WallStreet resiste em NY

Recifenses fora dos TTs promovem tuitaço

O ciberativismo e suas mobilizações online estão trazendo diversas mudanças em diversas sociedades. Reverberando anseios que já estão presentes no cotidiano, grupos de pessoas usando blogs, Twitter, Facebook e outras redes promoveram manifestações em países do Oriente Médio e nos movimentos Occupy, sendo o #OccupyWallSt, que durou mais de 100 dias, o mais emblemático -- falamos dele aqui.

Pernambuco começa a ter um ciberativismo mais forte, depois de alguns episódios pontuais de protesto. No Recife, a convocação de pessoas para a audiência pública sobre o Projeto Novo Recife foi um marco nas mobilizações online locais. Foi criado um evento no Facebook chamando para o local, onde cerca de 600 pessoas confirmaram presença. Ainda foi feito um abaixo assinado virtual entregue a representantes do empreendimento e órgãos públicos presentes. No dia, perto de 200 pessoas lotaram a sala, pequena para tanta gente.

O grupo "Direitos Urbanos", no Facebook, foi o principal responsável por reunir interessados em discutir problemas do Recife, como urbanismo, desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos. Tudo começou como um local para protestar contra a lei que regula o consumo de bebidas alcóolicas, proposto pela vereadora Marília Arraes (PSB-PE). O espaço cresceu, ganhou novas discussões e acabou por mudar de nome. Com cerca de 800 membros, a preocupação agora é a formulação de propostas para os problemas.

Facebook continua sendo o principal espaço de articulação (Foto: AFP)

"Temos sociólogos que estudam justamente o problema da violência, arquitetos preocupados com arquitetura social, engenheiros com preocupação urbanística e assim por diante. Infelizmente ainda estamos numa fase de brigar contra os projetos que, a nosso ver, atentam contra uma cidade mais humana", diz o professor de filosofia da Universidade Federal Rural de Pernambuco e um dos membros do "Direitos Urbanos", Leonardo Cisneiros. "Acho que o poder público ganharia enormemente se compreendesse bem o poder da web para fomentar ideias e agregar a inteligência de várias pessoas interessadas".

Para a promotora do Ministério Público de Pernambuco Belize Câmara, a internet pode auxiliar nas reivindicações. "Há uma aceleração das coisas. Antes, imagine como era difícil fazer um abaixo assinado!", observa. Belize diz que o MPPE está acompanhando com atenção as movimentações na web. "O promotor moderno não pode prescindir das redes sociais", opina.