Hackers ativistas roubam mais dados do que criminosos, segundo estudo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/03/2012 às 14:09

Um novo estudo de incidentes relacionados à segurança online aponta que hackers ativistas roubaram muito mais dados de grandes corporações em 2011 do que criminosos comuns. O levantamento anual da empresa de telecomunicações Verizon concluiu que 58% de todos os dados roubados durante o ano passado foram furtados por grupos de ativistas.

A análise catalogou 855 incidentes do tipo no mundo todo em que 174 milhões de dados foram roubados. "Hackers ativistas estão por aí há algum tempo, mas atuavam principalmente na descaracterização de sites", afirmou Wade Baker, diretor de pesquisas da Verizon. "Em 2011, foram mais relacionados a roubar um punhado de informações de uma companhia."

Os ataques de hackers ativistas durante o ano de 2011 foram liderados pelos grupos Anonymous, Antisec e Lulzsec. Esses grupos conseguiram realizar uma quantidade significativa de ataques, derrubando sites e roubando grandes quantidades de dados de companhias privadas e agências de governos. "O roubo de dados se transformou em um mecanismo de protesto político", acrescentou Baker. [Da BBC]