Bernardo disse que modelo foi desenvolvido no Brasil (Foto: Agência Brasil)
Mais uma frente de popularização de internet começará a ser testada no próximo mês. O governo estuda aplicar um modelo de acesso à internet no estilo dos serviços 0800 de ligação telefônica. O pagamento seria feito pelas empresas que prestam serviço aos consumidores. Acessos a bancos e atendimento ao consumidor poderão utilizar esse tipo de tarifação.
O modelo será brasileiro e não foi importado de nenhum país, diz o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. “A ideia é tentar desenvolver uma conexão de internet em que a pessoa entra para fazer uma reclamação, pedir atendimento em call center, compras ou operação em um banco. Isso possibilitaria que o cliente dessa empresa fizesse uma conexão que não seria tarifada para ele, e sim para a empresa que franqueou a ligação”, disse à Agência Estado.
A região administrativa do Varjão, no Distrito Federal, com cerca de 9 mil habitantes, foi o local escolhido para a realização dos primeiros testes, que serão operacionalizados pelo Ministério das Comunicações, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).
Paulo Bernardo explica que a novidade não vai substituir o serviço telefônico gratuito, mas poderá baratear o custo de atendimento ao consumidor para as empresas. “Se der certo, pode ser uma alternativa, a empresa que tem um call center, onde instala milhares de pessoas para atender, pode colocar um portal para fazer um autoatendimento. Acho que pode funcionar e ser até mais barato”.
O ministro deu como exemplo o caso dos bancos, que poderão franquear o acesso à internet dos correntistas que quiserem fazer transações pela rede. “Os bancos têm muito interesse no uso do home banking, porque economiza e melhora a parte operacional”. [Com Agência Estado]