publicidade
12/02/12
wifi_popular470x230
wifi_popular470x230

Roteador de baixo custo produzido em Pernambuco quer popularizar internet

12 / fev
Publicado por Letícia Saturnino em MERCADO às 18:08


CESAR e Elcoma desenvolvem o produto usando tecnologia mesh (Ilustração: Keziah Costa/NE10

Democratizar o acesso à internet é uma das principais preocupações dos governos e empresas atualmente. Com financiamento da Finep, Elcoma e CESAR firmaram parceria para construção do Projeto Vagalume que prevê aceso à internet banda larga sem fio através da tecnologia mesh (malha), para um quantidade bem maior de pessoas.

As duas empresas pernambucanas estão desenvolvendo esse roteador wi-fi mesh de baixo custo, alinhado com o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), que foi lançado em maio do ano passado. A proposta é popularizar o acesso à internet rápida no País. Diversas operadoras de telecomunicações já iniciaram planos voltados para esse programa.

Na rede wi-fi mesh cada ponto age tanto como acesso, no qual dispositivos podem se conectar, quanto como propagador do próprio sinal wi-fi para outros pontos. É uma opção com menos investimento em infraestrutura, mas com uma possibilidade de rede mais ampla. Isso vai fazer com que prefeituras de municípios pequenos possam adquirir a tecnologia e popularizar o acesso à rede aos seus moradores.

“Os produtos e serviços deste projeto permitirão a inclusão digital uma vez que serão disponibilizados de maneira uniforme entre as classes sociais nas mais diversas áreas urbanas e rurais do País”, disse o presidente da Elcoma Júlio Gil Freire, por email. As possibilidades deste produto são muitas, sobretudo em Pernambuco onde a distribuição de sinais de acesso rápido ainda é bem irregular.


FECHAR