publicidade
31/08/11
4g-speed1
4g-speed1

Rede 4G no Brasil só em 2013, diz estudo. Operadoras correm para se adaptar

31 / ago
Publicado por Letícia Saturnino em INTERNET às 10:27

Dados da consultoria Teleco informaram que com as dificuldades das operadoas em oferecer a atual tecnologia 3G, a conexão em alta-velocidade 4G deverá chegar ao Brasil só mesmo no ano que vem. Mas, a Claro avisou que já iniciou melhorias para oferecer até o final do ano 100% de sua rede de acesso em IP, o que vai facilitar o lançamento do 4G.

A expectativa por conexões mais velozes ganham contornos mais urgentes por causa da Copa do Mundo e das Olimpíadas nos próximos anos. Além do investimento das teles, o governo também precisa se movimentar. Segundo a Teleco, a Anatel precisa determinar quais faixas de frequências serão usadas pelo 4G. Um leilão de faixas de 2,5GHz está previsto para abril de 2012.

Até lá as operadoras já podem ir fazendo melhorias em suas redes. A Claro fará testes em campo da tecnologia 4G LTE (Long Term Evolution). Antes ela irá realizar um upgrade para a tecnologia HSPA+, anterior ao 4G, mas que pode ser feito usando a rede 3G existente.

A tecnologia HSPA+ permite velocidades de até 21 Mbps. No LTE, essa velocidade chega a algo próximo a 100 Mbps. No Brasil, apenas a Vivo possui 100% de sua rede compatível para o HSPA+. [Via Info e Teletime]


FECHAR