TV paga cresce no Brasil, mas Pernambuco registra baixo desempenho

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/08/2011 às 12:48
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um balanço sobre o serviço de TVs por assinatura no Brasil. Segundo a entidade, o setor cresceu 15,6% nos últimos sete meses. Foram mais de 1,5 milhão de novas adesões. Com isso, o número sobe para 11,3 milhões de domicílios atendidos. O Nordeste ficou em último lugar entre as regiões e Pernambuco surpreendeu com o baixo número de residências com o serviço.

Os números escondem um crescimento ainda maior. É que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera um número médio de pessoas por residência de 3,3. Assim, a TV por assinatura já alcança mais de 37 milhões de brasileiros.

Os serviços de TV por Assinatura são prestados através de sinais codificados por diferentes tecnologias: por meios físicos (Cabo - TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH). Este último é o que mais cresce no Brasil, com um acumulado de 6, 26% nos últimos dois meses.

A participação do DTH atingiu 51% da base e a participação dos serviços a cabo representam 46,6% dos assinantes. Entre as empresas que utilizam esse tipo de tecnologia estão a Sky e a Via Embratel.

Em julho de 2011, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 18,8 de cada 100 domicílios no país, de acordo com estimativas da Agência, a partir das informações de número de domicílios divulgadas pelo IBGE . A Região Sudeste apresentou densidade de 27,8% de domicílios com TV por Assinatura. Os números da região Nordeste ainda estão distantes do potencial da região, apenas 7,7% das residências.

Pernambuco está bem atrás no ranking dos locais com o maior número de domicílios com TV paga, apenas 6,9 em cada 100. Em comparação, o Distrito Federal lidera a lista, com 35,4%, seguido de São Paulo, com 34,1%.

E Pernambuco está bem servido em relação à concorrência entre as TVs pagas. Entre as empresas que oferecem o serviço estão a Sky, Via Embratel, Sim (antiga Cabo Mais), Oi TV e NET.