Pernambucanos marcam presença na Olimpíada Brasileira de Robótica

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/10/2015 às 16:49

Robôs pernambucanos em novas disputas. (Divulgação). Robôs pernambucanos em novas disputas. (Divulgação).

Pernambucanos estão mais uma vez na competição mais disputada da robótica. A equipe Positronics do Colégio Santa Emília (CSE), o Cesar, a Maracatronics e a Apoiobot, do Colégio Apoio estarão na Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica 2015 (OBR).

Formada por alunos com idade entre 11 e 18 anos, a Positronics foi a única equipe pernambucana classificada em duas categorias na seletiva, que aconteceu no mês de setembro, são elas: Resgate e Robocup Nacional. O time vai competir nas seguintes modalidades: Soccer Junior light primário, Resgate primário, Resgate secundário e Dance secundário. A competição segue até o dia 01 de novembro, na cidade de Uberlândia (MG). Os alunos foram destaques em 2014 ao garantir o segundo lugar nacional em duas categorias.

Já o colégio Apoio participa pela primeira vez da competição que, este ano, reúne 2.533 equipes. Os alunos do Apoio construíram um robô que vai percorrer uma arena modular, composta por rampas, passagens, pontes e obstáculos, com o objetivo de “resgatar vítimas”.

i-Zak muda suas expressões faciais e interage com as pessoas i-Zak muda suas expressões faciais e interage com as pessoas

Já o robô i-Zak, desenvolvido pelos profissionais do CESAR em parceria com o Voxar Labs, está de malas prontas e novas funcionalidades. Ele irá disputar a categoria Home. Vencedor dessa mesma categoria no ano passado o robô precisará desempenhar uma série de tarefas dentro de um ambiente doméstico real, demonstrando suas habilidades e desempenho.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com criatividade, esperteza, simplicidade e funcionalidade dos robôs. Os vencedores têm que realizar a prova em menor tempo cumprindo todas as normas do regulamento. Os primeiros colocados participarão da competição internacional, ainda sem data e local divulgados.

Divulgação. Divulgação.