16
fev

O oásis da Lagoa do Japonês

16 / fev
Publicado por Leonardo Vasconcelos às 7:52

Lagoa do Japonês
Foto: Leonardo Vasconcelos / @BlogMochileo

 

Um oásis de águas cristalinas e meio à aridez do cerrado. Esta é a Lagoa do Japonês. Ela fica localizada em Pindorama do Tocantins, a 270 quilômetros da capital Palmas. Apesar de ficar geograficamente fora do Parque Estadual do Jalapão e vem sendo incluída cada vez mais no roteiro de visitas do Jalapão. Basta ver para saber a razão. O local é tão bonito que começou a ser cobrada a sua inclusão no pacote turístico da região. Para quem dispõe de mais tempo e pode fazer uma programação de cinco ou seis dias vale muito a passagem por lá, sobretudo logo no início como o roteiro feito pelo #BlogMochileo com a agência Cerrado Dourado.

 

 

Leia mais:

O fervedouro de belezas do Jalapão

Os incríveis fervedouros do Jalapão

As surpreendentes dunas do Jalapão

Cachoeira do Formiga, a esmeralda do Jalapão.

A imponência da Cachoeira da Velha

O desafiador e lindo trekking na Serra do Espírito Santo

O entardecer na Pedra Furada do Jalapão

 

A Lagoa do Japonês vale a pena o esforço e o tempo para se chegar até lá. Ela fica situada em uma propriedade particular e ganhou este nome porque o antigo dono era descendente de orientais. O local conta com uma boa estrutura com restaurante, banheiros e mesas e banquinhos. Para ter acesso à água existem dois decks de madeira com escadinhas. Assim que entrar nela já receberá as boas vindas dos pequeninos peixes que logo vão dar algumas “bicadas” nas pernas.

 

 

Quando se mergulha no espelho esverdeado da Lagoa do Japonês se percebe que a beleza que já era grande do lado de fora fica ainda mais chamativa lá embaixo. Os galhos no fundo mais parecem esculturas. É preciso só ter cuidado com as pedras porque algumas podem ser um pouco cortantes, daí a recomendação de usar botas aquáticas ou calçados tipo papetes. Para curtir ainda mais a paisagem submersa é bom levar snorkel e óculos.

 

 

A dica é seguir o braço de rio até uma linda gruta localizada no lado direito da lagoa. A formação rochosa esculpida pelo vento chama a atenção, principalmente pela ligação dela com a vegetação ao redor. Para o que não sabem nadar tem a opção de um pequeno bote que leva os turistas até a gruta. Ao chegar lá é fácil percebe porque a Lagoa do Japonês vem sendo cada vez amais exigida nos passeios do Jalapão.

 

 

O #BlogMochileo fez a viagem no Jalapão com a Cerrado Dourado

 

REDES SOCIAIS:

 

 

*Acompanhe o @blogmochileo também pelo Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.


Veja também