12
jan

As surpreendentes dunas do Jalapão

12 / jan
Publicado por Leonardo Vasconcelos às 7:47

Dunas do Jalapão
Foto: Leonardo Vasconcelos / @BlogMochileo

 

Uma grata e linda surpresa. Assim se pode definir as Dunas do Jalapão. Elas se formam a partir da erosão da Serra do Espírito Santo e da ação do vento que deposita as areias no local. O fenômeno fez surgir a surpreendente formação de dunas bem no meio do cerrado do Tocantins. Uma paisagem única e de rara beleza que fica ainda mais charmosa a cada entardecer. Neste horário o alaranjado da areia fica ainda mais forte.

 

Leia mais:

O fervedouro de belezas do Jalapão

Os incríveis fervedouros do Jalapão

O mágico Vale do Catimbau

A beleza escondida de Serra Negra em Bezerros

 

 

Um espetáculo que vem atraindo cada vez mais pessoas a cada ano. De acordo com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), no ano passado foram 32.246 visitantes. Mais 12 mil a mais do que em 2017. Um crescimento exponencial e grandioso fruto da recente divulgação do destino em telenovelas, filmes e reality shows. Com a onda gigante de turistas foi preciso estabelecer regras um pouco mais rígidas para preservar o local. O acesso a elas, por exemplo, foi restringido e hoje é liberado das 14h às 18h30, com entrada na área até às 17h30. As trilhas para entrar e circular na área foram delimitadas para reduzir o impacto ambiental.

 

 

Regras necessárias, mas que em nada prejudicam o deslumbramento de visitar as dunas. O ideal é chegar no meio da tarde para apreciar o local com calma. Caminhar sem rumo nas dunas e brincar com a areia. Quando o crepúsculo se anunciar é momento de se sentar e apreciar o por do sol no pequeno deserto formado a partir da grandiosidade da natureza do Jalapão. Um inesperado e estimado presente natural.

 

O #BlogMochileo fez a viagem no Jalapão com a Cerrado Dourado

 

REDES SOCIAIS:

 

 

*Acompanhe o @blogmochileo também pelo Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.


Veja também