Morte de Marco Maciel: 'Buscar sempre, entre o que nos separa, aquilo que nos pode unir'; veja frases do ex-vice-presidente

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 12/06/2021 às 8:49
X

Morreu na madrugada deste sábado (12), aos 80 anos, o ex-vice-presidente Marco Maciel. Ainda não há confirmação da causa do falecimento.

Ele estava internado em um hospital particular de Brasília em decorrência de complicações do Mal de Alzheimer, que o acometia desde 2014. Ele deixa a mulher Anna Maria e três filhos.

LEIA TAMBÉM:

> Marco Maciel, ex-vice-presidente da República, morre aos 80 anos

> Políticos repercutem morte de Marco Maciel: ‘Brasil perde um de seus mais ilustres filhos’

> Paulo Câmara decreta luto oficial de sete dias em Pernambuco pela morte de Marco Maciel

O velório e o sepultamento ocorrem em Brasília, no Senado Federal, na tarde deste sábado (12), em cerimônia restrita aos familiares. O sepultamento está marcado para as 17h30 em um cemitério da capital federal.

Advogado e professor, Marco Maciel foi vice-presidente da  República de Fernando Henrique Cardoso por dois mandatos e exerceu diversos cargos públicos em sua trajetória política. Também foi deputado estadual (1967-1971) e federal (1971-1979) por Pernambuco, presidente da Câmara dos Deputados (1977-1979), governador de Pernambuco (1979-1982), ministro da Educação (1985-1986) e da Casa Civil (1986-1987) e senador (2003-2011).

Conhecido pelo perfil conciliador e batizado popularmente como "Marco de Pernambuco", Maciel foi autor de diversas frases sobre diferentes assuntos ao longo de sua trajetória política.

> Em discurso no Senado em 2010, Maciel fez resumo da sua atuação política

Frases de Marco Maciel

“Buscar sempre, entre o que nos separa, aquilo que nos pode unir. Se queremos viver juntos na divergência, principio vital da democracia, estamos fadados a nos entender”.

"A escolha do cidadão sobre seu próprio destino é princípio da liberdade como fundamento, da igualdade como fim e da participação como instrumento”.

"Os problemas da democracia exigem mais democracia".

"A política deve ser instrumento de justiça, de igualdade e de geração do bem-estar coletivo”.

"O fortalecimento dos partidos é condição fundamental para o funcionamento das instituições e da própria Democracia".

“Se o Brasil quiser ser um país do presente, deixando o eterno posto de “país do futuro”, precisa desenvolver a educação".

"É a igualdade de chances que caracteriza as sociedades democráticas, que abre a todos as possibilidades de ascensão social".

Fonte: Pesquisa Instituto Liberdade e Cidadania (ILEC)

Tags

Autor