Avaliação negativa do governo Bolsonaro chega a 50%, aponta pesquisa XP/Ipespe

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 11/06/2021 às 12:55
X

A rodada de junho da pesquisa XP/Ipespe registra continuidade na trajetória de alta da avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), embora outros indicadores, como a percepção sobre os rumos da economia e o temor em relação à pandemia, tenham melhorado.

Atualmente, são 50% os que consideram a administração federal ruim ou péssima, um ponto percentual a mais que no levantamento de maio. A pesquisa é a nona consecutiva em que a tendência de alta se apresenta. Desde outubro, quando o movimento começa, esse grupo saiu de 31% para os 50% atuais. O número é o pior da série desde o início do governo, junto com maio de 2020.

avaliacao governo bolsonaro xp Foto: Reprodução/XP/Ipespe avaliacao maneira bolsonaro xp Foto: Reprodução/XP/Ipespe

Sobre os rumos da economia, saltou de 26% para 29% o grupo dos que consideram o caminho certo, enquanto caiu de 63% para 60% os que veem o caminho errado. Em outra área, caiu de 50% para 45% os que dizem estar com muito medo do surto de coronavírus.

Este é a primeira vez em que há um descolamento desses dois indicadores em relação à avaliação do presidente, que tinham tendências coincidentes até então.

Copa América

Os entrevistados foram questionados também sobre a realização da Copa América no Brasil -- 64% são contrários e 29% são favoráveis. Os resultados mostram uma divisão na opinião a partir da aprovação ao presidente. Entre os que têm visão negativa de Bolsonaro, 83% reprovam o torneio. No outro grupo, 58% aprovam a realização da copa no Brasil.

Instituições

As Forças Armadas continuam a ser a instituição que mais desperta confiança nos brasileiros, embora o prestígio esteja em queda desde o início do governo Bolsonaro. Em dezembro de 2018, eram 70% os que diziam confiar nelas, contra 58% agora -- na última pesquisa, em fevereiro, o número era de 62%.Ainda assim o percentual é bem maior que o do Legislativo -- são 15% os que dizem confiar no Senado e 10% na Câmara -- e que o dos partidos políticos, 9%.

A pesquisa

Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Tags

Autor