Assista ao vivo: CPI da Covid ouve 'braço direito' de Pazuello durante sua gestão no Ministério da Saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 09/06/2021 às 10:20
X

A CPI da Covid ouve, nesta quarta-feira (09), o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Antônio Élcio Franco. Coronel da reserva, ele foi o número 2 da pasta durante a gestão de Eduardo Pazuello e atualmente trabalha como assessor especial da Casa Civil da Presidência da República.

No depoimento, Élcio Franco deve ser questionado sobre compra e distribuição de insumos necessários ao enfrentamento da pandemia e negociações para a aquisição de vacinas – e, mais especificamente, a da Pfizer.

Inicialmente, o depoimento estava para acontecer em 27 de maio, mas o militar informou que não poderia comparecer por estar se recuperando de Covid-19.

Élcio Franco terá de dar explicações sobre o fato de o governo ter ignorado mensagens e se recusado a assinar contrato com a Pfizer para receber um grande lote de vacinas já no ano passado.

O gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, disse à CPI que foi Élcio Franco quem tratou diretamente com a farmacêutica durante as ofertas recusadas pelo governo em 2020. Os documentos com o detalhamento das doses a serem fornecidas foram enviados em 14, 18 e 26 de agosto; em 11 e 24 de novembro; e em 15 de fevereiro. Em todas as ocasiões, o governo ignorou os contatos.

Tags

Autor